Áreas Académicas

 

Dr. José Fonseca Pires
Responsável de Fator
Humano na Direção e Ética
 
Fator Humano na Organização
A área de Fator Humano privilegia a Direção de Pessoas, tendo em conta um esquema concetual da organização, fundado na análise das motivações humanas.

Nos Programas, é tido em conta o papel do Dirigente, as suas dimensões de Estratega, de Executivo e de Líder, assim como os aspetos deontológicos e éticos da sua tarefa.

Seminários da área
 
 
 
 
 


Prof. Doutor. Pedro Pimentel
Responsável de Economia, Finanças,
Controlo e Contabilidade

 
Economia, Finanças, Controlo e Contabilidade
A área de Economia, Finanças, Controlo e Contabilidade dedica-se à análise e diagnóstico financeiro - da gestão do circulante e do financiamento a curto prazo, e do estudo de investimentos e do estabelecimento de políticas financeiras a longo prazo (dívida, dividendos e auto-financiamento, etc.),- sem esquecer os elementos que acrescentaram novas dimensões à gestão financeira.

Do ponto de vista do Controlo e da Contabilidade, os programas de curta duração desenvolvem as competências dos participantes no que toca aos processos de obtenção, análise e utilização de dados quantificáveis na empresa, do ponto de vista da Direção. Estuda-se a Contabilidade Financeira, com revisão dos conceitos fundamentais, bem como a Contabilidade de Gestão, mediante uma breve panorâmica da contabilidade de custos, de análise económica e a das decisões.

Esta abordagem serve também para examinar as questões relacionadas com a avaliação de desempenho da empresa, dos vários departamentos e dos responsáveis, e a sua conexão com o processo de planeamento, com a implementação da estratégia e com a motivação dos intervenientes.
Seminários da área
 
 
 
 
 

Eng. Ramiro Martins
Responsável de Política Comercial
e de Marketing
 

Política Comercial e de Marketing
A área de Política Comercial e de Marketing tem por objetivo desenvolver o conhecimento dos clientes ou potenciais clientes e da concorrência e, a partir dele, definir uma estratégia e o estabelecimento de políticas comerciais, tão inovadoras quanto possível.

Nos Programas, estudam-se as variáveis do marketing-mix, procurando elaborar planos comerciais que definam uma oferta diferenciada das da concorrência, isto é, acrescentando mais valor na satisfação das necessidades dos clientes.
Seminários da área

 
 
 
 
 

 

Prof. Doutor Jorge Ribeirinho Machado
Responsável de Operações,
Tecnologia e Inovação

 

Operações, Tecnologia e Inovação
A área de Operações e Inovação dedica-se ao estudo de três grandes tipos de questões:

As que se referem ao desenvolvimento dos produtos - bens ou serviços - e dos processos, quer dizer, a inovação tecnológica, a configuração e a direção dos processos.

As decisões que dão forma ao processo de transformação, onde se consideram aspetos como a logística, o fluxo de produção, a qualidade, a produtividade e a organização dos recursos humanos.

E, finalmente, as decisões que configuram a implantação da cadeia de serviço, do ponto de vista do cliente, encarando a conexão entre o duplo ciclo da geração de conhecimentos e a competitividade de forma integrada.
Seminários da área

 
 
 
 
 

Prof. Doutor Adrián Caldart
Responsável de Política de Empresa

 
Política de Empresa
A área de Política de Empresa versa sobre as tarefas e saberes específicos de quem ocupa posições de maior poder nas organizações. Trata do Governo da empresa como um todo harmónico para conseguir resultados justos e eficazes.

Ao longo dos programas, os participantes exercitam a capacidade de análise e diagnóstico, a imaginação de alternativas - mercantis, sociais e públicas - e o estabelecer de estruturas organizativas e institucionais para a ação eficaz.
Seminário da área