Cátedra de Ética na Empresa e na Sociedade AESE/EDP

A Cátedra de Ética na Empresa e na Sociedade AESE/EDP foi criada em 2011, no âmbito de um Protocolo celebrado entre as duas entidades.

A Cátedra é uma iniciativa institucional, dentro de uma área académica, relacionada com o desenvolvimento de um âmbito de estudo. Consiste num programa de investigação, docência e difusão do conhecimento numa determinada matéria.

Missão
Uma visão holística do negócio requer uma síntese de aspetos técnicos e éticos, baseados em valores humanistas. Entendemos a ética como a orientação pessoal e das organizações, nomeadamente empresariais, para a excelência humana, que se manifesta em todos os âmbitos da atuação.

A Cátedra propõe-se investigar e transmitir um conhecimento ético passível de ser efetivamente integrado nas decisões estratégicas e operacionais, na atividade de direção e gestão e no desenvolvimento das organizações, em geral.

Tal permitirá aos dirigentes conduzir a própria organização tendo em vista a otimização, por um lado, do seu desenvolvimento pessoal, do dos seus colaboradores e dos restantes stakeholders bem como, por outro lado, da resposta às suas justas preocupações económicas e ecológicas.

Visão

Orientação para a excelência
Esta é uma orientação paradigmática da investigação desenvolvida no âmbito da Cátedra, que continuará a estar presente na participação em congressos e noutras iniciativas em que se marcam as tendências com impacte na ética, na empresa e na sociedade.

Plataforma de difusão de conhecimento
Embora os primeiros destinatários da atividade da Cátedra de Ética na Empresa e na Sociedade AESE/EDP sejam os participantes nos Programas da Escola e os colaboradores da Empresa, uma das suas preocupações centrais – respondendo à vontade destas entidades – é a difusão do conhecimento na sociedade em geral. Para tal, promovemos iniciativas temáticas abertas a todos os que queiram participar, tal como ocorre nos Seminários e Conferências sobre Ética Empresarial.


Publicações

Um modo de divulgação em âmbitos mais alargados, privilegiando os espaços lusófonos, é a publicação, em língua portuguesa, de obras de referência.

Ética para Dirigentes e Administradores – Como construir empresas de excelência e socialmente responsáveis | Pedro Regojo
“Estou certo que este livro será útil a quem o ler, fornecendo uma grelha ou uma check list para o dirigente poder avaliar da justeza daquilo que decide e da moralidade das suas intenções, articulando o discurso dos fins com o dos meios.”
(excerto do Prólogo)

Inspirando Líderes | Raul Diniz
As várias reflexões de Raul Diniz sobre esta temática tão cara ao mundo empresarial, em particular, e à sociedade, em geral, podem ser sumarizadas na seguinte afirmação: “não existe a ética dos instrumentos, a ética do mercado, a ética do capitalismo: existe um homem que dá sentido ético a cada comportamento”.


Eixos de investigação
Na realização da Missão, a Cátedra foca-se no estudo e desenvolvimento de conceitos teóricos e propostas concretas de atuação, apoiada nos seguintes eixos de investigação:
     
Fundamentos da ética na empresa e na sociedade
Este eixo permite estabelecer um diálogo entre as bases filosóficas, as teorias económicas e as práticas empresariais de modo a apresentar uma visão mais ampla e integrada do bem das pessoas, das sociedades e do meio ambiente e a propor caminhos concretos para a atuação dos dirigentes.

Novos paradigmas de gestão
Com uma perspetiva holística e sustentável e num contexto de globalização assimétrica, a Cátedra propõe-se estudar os fatores chave para a formação de culturas empresariais promotoras dos direitos humanos na sua aceção mais abrangente, processos nos quais sempre se destacam a liderança, o compromisso assumido e as virtudes pessoais de todos os intervenientes, particularmente dos dirigentes seniores.


Apresentações em congressos

Mobilization of the civil society to integrate families of refugees – The portuguese experience: Plataforma de Apoio aos Refugiados | Ana Machado
5th International Colloquium on Christian Humanism in Economics and Business
Christian Humanism - Challenged by Poverty, Inequality and Injustice
Berlim, 20 – 21 outubro 2016


Management control system and ethics: how is it in banking? | Rafael Franco, Marc Jacquinet, Ana Machado
19th Symposium on Ethics, Business and Society
Barcelona, 4 – 5 julho 2016

Incorporating Values into Curricula | Ana Machado
EBEN Research Conference - Philosophical Foundations of Business Ethics
Copenhaga, 1 – 3 outubro 2015

From Greek Tragedy to Christian Drama: Determinism and Freedom in Economics | Ana Machado e Madalena Brito
4th International Colloquium on Christian Humanism in Economics and Business
Barcelona, 20 – 21 abril 2015

The role of the firm in society – Differing employee and organizational perceptions | Fátima Carioca e Ana Machado
21st IVBEC CONFERENCE - The Impact of Business Ethics on Public Life
Dublin, 29 outubro – 1 novembro 2014

Age effects on the relationship between human resources best practices and work outcomes | Margarida Vaz Calado e Fátima Carioca
XXI Convegno di Filosofia – Lo sviluppo della persona nelle organizzazioni
Roma, 24 – 25 fevereiro 2014    
 


Documentos relacionados
Relatório de 2014 a 2016
Relatório de 2011 a 2013