Cátedra de Ética na Empresa e na Sociedade AESE/EDP

Com base na experiência dos dois triénios decorridos desde a criação da Cátedra de Ética na Empresa e na Sociedade (2011-2013 e 2014-2016), em 2017 foi assinado um novo Protocolo entre a AESE e a EDP, no qual se encontram as linhas fundamentais que regem a sua atividade.

A Cátedra é uma iniciativa institucional da AESE, dentro de uma área académica, relacionada com o desenvolvimento de um âmbito de estudo. Consiste num programa de investigação, docência e difusão do conhecimento numa matéria determinada.

A Cátedra é, portanto, uma concretização do compromisso assumido pela EDP ao subscrever o princípio de Partilha com a Sociedade, que visa a partilha de recursos com as comunidades com as quais uma instituição se relaciona, o aumento do conhecimento e a potenciação da inovação.


Missão

Uma visão holística do negócio requer uma síntese de aspetos técnicos e éticos, baseados em valores humanistas. Entendemos a ética como a orientação pessoal e das organizações, nomeadamente empresariais, para a excelência humana, que se manifesta em todos os âmbitos da atuação.

A Cátedra propõe-se investigar e transmitir um conhecimento ético passível de ser efetivamente integrado nas decisões estratégicas e operacionais, na atividade de direção e gestão e no desenvolvimento das organizações, em geral.


Tal permitirá aos dirigentes conduzir a própria organização tendo em vista a otimização, por um lado, do seu desenvolvimento pessoal, do dos seus colaboradores e dos restantes stakeholders bem como, por outro lado, da resposta às suas justas preocupações económicas e ecológicas.


Visão
Esta é uma orientação paradigmática da investigação desenvolvida no âmbito da Cátedra, que continuará a estar presente na participação em congressos e noutras iniciativas em que se marcam as tendências com impacte na ética, na empresa e na sociedade.

Orientação para a excelência
Esta é uma orientação paradigmática da investigação desenvolvida no âmbito da Cátedra, que continuará a estar presente na participação em congressos e noutras iniciativas em que se marcam as tendências com impacte na ética, na empresa e na sociedade.


Plataforma de difusão de conhecimento
 

Embora os primeiros destinatários da atividade da Cátedra de Ética na Empresa e na Sociedade sejam os participantes nos Programas da AESE e os colaboradores da EDP, uma das suas preocupações centrais – respondendo à vontade destas entidades – é a difusão do conhecimento na sociedade em geral. Para tal, promovemos iniciativas temáticas abertas a todos os que queiram participar, tal como ocorre nos Seminários e Conferências sobre Ética Empresarial.

Eixos de investigação
Na realização da Missão, a Cátedra foca-se no estudo e desenvolvimento de conceitos teóricos e propostas concretas de atuação, apoiada nos seguintes eixos de investigação:
     
Fundamentos da ética na empresa e na sociedade
Este eixo permite estabelecer um diálogo entre as bases filosóficas, as teorias económicas e as práticas empresariais de modo a apresentar uma visão mais ampla e integrada do bem das pessoas, das sociedades e do meio ambiente e a propor caminhos concretos para a atuação dos dirigentes.

Novos paradigmas de gestão
Com uma perspetiva holística e sustentável e num contexto de globalização assimétrica, a Cátedra propõe-se estudar os fatores chave para a formação de culturas empresariais promotoras dos direitos humanos na sua aceção mais abrangente, processos nos quais sempre se destacam a liderança, o compromisso assumido e as virtudes pessoais de todos os intervenientes, particularmente dos dirigentes seniores.

Atividade desenvolvida em 2017
Seminário
Como potenciar um perfil de liderança? | Alexandre Havard | 30 e 31 outubro

Conferências
Ciclo de Reputação Corporativa
Reputação: Ética ou Estética | Reyes Calderón |15 maio

Revolução Digital e Reputação Corporativa | Alberto Andreu | 8 junho

Comunicação Interna e Reputação | Ana Margarida Ximenes | 12 dezembro


Apresentações em congressos
Work values hierarchies: what motivates workers | Ana Machado
7th International Conference of Work and Family

IESE | Barcelona | julho 3 – 4

Publicações

Dilemmas and limitations in minimizing management risks in banking | Rafael Franco, Marc Jacquinet, Ana Machado
Em IBGC, “Governança Corporativa e Integridade Empresarial – Dilemas e desafios”, Org. Brandão, C.E.L, Fontes Filho, J.R., Muritiba, S.N., Saint Paul Editora, 2017

 

Colaboração com o Portal VER
Artigos e entrevistas a professores convidados pela Cátedra de Ética
“O que é necessário é ensinar liderança dotada de princípios éticos”
Revolução digital e reputação corporativa
“Governança consciente: Quando as regras não bastam”

A ética dos negócios inclusivos