Claustro

Professores da AESE


Adrián Caldart

Política de Empresa

adrian.caldart@aese.pt >

Professor

É Professor e Diretor da Área de Política de Empresa na AESE, e Presidente do Conselho Académico da escola. Nascido em Buenos Aires (Argentina), é licenciado em Administração de Empresas e Técnico de Contas pela Universidade Católica da Argentina, Master em Economia pelo ESEADE (Buenos Aires) e PhD in Management pelo IESE Business School.

Adrián Caldart trabalhou como executivo nos Grupos industriais Techint e Perez Companc de Argentina, nas áreas de finanças corporativas e de planeamento corporativo.

Depois do seu doutoramento, Adrián  Caldart trabalhou de 2004 a 2009 como Professor residente na área de Strategic Management da Warwick Business School (Coventry, Reino Unido), onde atingiu o grau de Associate Professor.

Além do seu trabalho na AESE, é professor convidado de Direção Estratégica no IESE Business School, Teaching Associate da Warwick Business School.

Consultor em temas de Planeamento Estratégico e Organização.

O Prof. Caldart é co-autor do livro "The Dynamics of Strategy" (Oxford University Press), de vários artigos publicados em revistas e livros académicos internacionais e de mais de vinte casos de estudo de empresas. 


Publicações académicas recentes

Adrián Caldart escreve regularmente trabalhos publicados em revistas e livros académicos internacionais, artigos de imprensa e material docente, o que inclui dez casos de Política de Empresa e numerosas notas técnicas.

Publicações académicas recentes:

Carrera, A.; Caldart, A. and Cornejo, M. (2011). La agenda del “No1”. Una perspectiva contingente de las dimensiones del trabajo del CEO. Harvard Business Review América Latina 89(6): 94-102.

Vassolo, R., Kleinhempel, M. Caldart, A. e Fragueiro F. (2011). The search for the regional advantage: the regional organization to innovate in Latin America. Harvard Business Review (Edição Latinoamérica) (a publicar-se em janeiro de 2011).

Caldart, A., Vassolo, R. e Silvestri, L (2010). Induced variation in administrative systems: experimenting with contexts for innovation. Best Paper Proceedings, Academy of Management Conference. Montreal, August, 2010.

Caldart, A. e Oliveira, F. (2010). Analysing industry profitability: A “complexity as cause” perspective. European Management Journal,. 35: 155 164.

Robertson, D. e Caldart, A. (2009). The Dynamics of Strategy: Mastering Strategic Landscapes of the Firm. Oxford: Oxford University Press.

Robertson, D. and Caldart, A. (2008). Natural Science Models in Management: Opportunities and Challenges. Emergence: Complexity and Organization (E:CO), 10, 61-75.

Caldart, A. and Ricart, J.E. (2007). Corporate strategy: an agent-based approach. European Management Review, 4:107-120.

Caldart, A and Oliveira, F. (2007). Agent Based Modelling for Strategy. In Dyson, R. and O’Brien F. (Editors) Supporting Strategic Development: Frameworks, Methods and Models: 191-210, Chichester: John Wiley & Sons.

 

Os seus interesses incluem

• Estratégia Corporativa

• Planeamento estratégico

• Internacionalização de empresas e gestão de empresas multinacionais

Tem como hobbies jogar tenis, fazer natação, ler e ouvir música. 

Links recomendados

  • Apresentação do estudo AESE-IAE "A agenda do Diretor-Geral


  • Entrevista Capital Humano da Económico TV | "A internacionalização das empresas", 29 de julho de 2012