Método do Caso

<< Voltar



Liderar só se aprende... liderando.

É por isso que a aprendizagem na AESE é inspirada no modelo da Harvard Business School. Ao colocar os participantes em face de conflitos empresariais verídicos, os dirigentes são chamados a assumir o papel de decisores em circunstâncias semelhantes às do seu dia a dia nas organizações. Os casos constituem desafios que exigem respostas eficazes perante uma análise rigorosa de informação limitada ou até insuficiente, em contextos ambíguos ou complexos do ponto de vista político-económico. O diagnóstico individual e as decisões são negociadas com colegas experientes, talentosos e ambiciosos.

 


Atualmente, o Método do Caso destaca-se como um meio sofisticado, orientado para a transformação de talento potencial dos participantes em poderosa capacidade na tomada de decisões. A AESE mantém-se na liderança do ensino com o Método do Caso em Portugal.


Os casos produzidos pela AESE integram a base de dados da ECCH, o mais utilizado repositório mundial de casos ao serviço das Business Schools internacionais.


Fases do Método do Caso

  • O estudo individual dos casos é seguido de uma discussão em grupo.
  • Os Learning Teams ajudam a preparar os casos num ambiente colaborante, criando a oportunidade para pôr as ideias à prova.
  • As salas de aula da sede foram especialmente desenhadas a pensar no ensino com o Método do Caso.

 

 

Casos e Notas

 

Caso "VêGê, Prof. André Morgado

 

Caso "Grameen", Prof. Eugénio Viassa Monteiro

 

Artigo na HBR Latin America, Prof. Caldart