Notícias

AESE e o cluster vitivinícola

Uma parceria com a UTAD e a PwC

O Projeto CV3, Criação de Valor na Vinha e no Vinho, uma parceria da AESE com a UTAD e a PwC reuniu, na AESE, em Lisboa, o seu Conselho Estratégico e outros dirigentes e técnicos do setor vitivinícola. O encontro teve como móbil ouvir Yves Bénard, o ex-Presidente do Conselho de Administração da Moët et Chandon e ex-Gerente Geral das atividades da LVMH Champagne, falar sobre os desafios do Champanhe e das suas empresas, nas últimas décadas e como conseguiram com 0,4 % da área de vinha do mundo e 10 % do mercado de vinhos sparkling, cativar         36 % do seu valor. Em 2017, exportaram 305 milhões de garrafas, valor em linha com a média do número dos últimos dez anos, mas cerca de 4,9 mil milhões de euros, 10 % acima dos valores de 2007, uma resposta positiva em face do confronto com o novo mundo.

Yves Bénard agradeceu o convite ao Prof. Fernando Bianchi de Aguiar, da direção do Projeto, e seu antecessor como Presidente da Organização Mundial do Vinho, o qual fez a sua apresentação.

O estado atual deste Projeto CV3, foi feito pelo Prof. José Ramalho Fontes, seu diretor executivo, no início da manhã, e discutido, num segundo momento, com a colaboração da ADVID - Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense, como gestora do cluster do Vinho e da Vinha que se juntou à UTAD e à PwC na parceria. Feito o ponto de situação do projeto, foram apresentados os próximos eventos a empreender e os primeiros resultados dos estudos no curto e médio prazo.