Notícias

Dilemas éticos na gestão hospitalar

Sessão de continuidade PADIS

Os Antigos alunos da área de Saúde tiveram a possibilidade de discutir dois case studies sobre esta difícil e relevante temática, tão densamente humana, enquadrados numa sessão de continuidade PADIS, realizada em parceria com a MERCK.

A escrita e discussão dos casos estiveram a cargo de Celeste Silva (2.º PADIS), jurista e vogal executiva do conselho de administração do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, e de Isabel Fernandes (27.º PADIS), médica oncologista, consultora da comissão de farmácia e coordenadora do centro de referência de sarcomas do Centro Hospitalar Lisboa Norte.

Depois dos habituais trabalhos de grupo, onde se discutiu em primeira instância, num pequeno grupo, a temática dos casos, o plenário esteve muito animado e profícuo no tratamento destas matérias. Temas como adesão à terapêutica, cultura e literacia em saúde, compromisso do doente, processo de decisão partilhada, utilidade terapêutica, autonomia do doente, relacionamento precoce com cuidados paliativos, cuidados de fim de vida, medicação off label, custos, enquadramento legal e normativas, carga emocional, etc., foram sendo introduzidos e debatidos num clima multidisciplinar, respeitador, dialogante.

No final, ficou a noção de que esta importante temática merece ser aprofundada e ampliada em novas sessões de continuidade PADIS, que reúnam Alumni PADIS, cuja posição e responsabilidades no setor têm ressonância e intervenção direta nas questões éticas.