Notícias

Marcelo Rebelo de Sousa deixa mensagem na Assembleia da AESE

Mensagem de Sua Excelência o Presidente da República na 14.ª Assembleia de Alumni da AESE.

"Saúdo a AESE – Business School pelo excelente trabalho realizado ao longo destes 37 anos, bem como os participantes da 14ª Assembleia dos Alumni, sob o tema muito oportuno de “O Mundo 4.0: Connecting People and Business”.

A AESE homenageia também hoje os participantes dos programas de formação de dirigentes, que já têm 25 anos, na Alta Direção de Empresas e na Direção de Empresas.

Vivemos um momento especial de transformação na economia, nas organizações, nas nossas casas e famílias, que exige humildade para aprender diariamente, ter a mente aberta à Inovação e ao Conhecimento, ir ao terreno, saber ouvir o Outro, trabalhar em equipa, motivar aqueles que nos rodeiam, praticar os valores da Ética e ter visão estratégica de médio prazo.

A qualificação ou a formação exigente dos quadros de todas as áreas, a começar nos líderes e demais dirigentes, é uma prioridade nacional e todos devemos unir esforços para esse desígnio por uma questão de maior produtividade, competitividade e justiça social, e também porque devem ser os líderes, com formação adequada, os primeiros a dar o exemplo.   

Quando a AESE analisa a estratégia digital das organizações portuguesas, a questão não será apenas a de saber como estão as empresas portuguesas a acompanhar a evolução digital, mas é também a de combater com maior eficácia a infoexclusão na população em geral (sobretudo a mais envelhecida e com menos recursos) e também na maioria das micro, pequenas e médias empresas, que têm de adaptar-se aos desafios da economia digital.

No mundo 4.0, não podem ser esquecidos temas como a segurança e a privacidade dos dados, a mobilidade dos trabalhadores ou a gestão das redes sociais – o que, no caso das empresas, serve, principalmente, para promover a imagem de marca.
 
O desafio da transformação digital em Portugal vai muito além do domínio da tecnologia ou de eventos internacionais que reúnem as melhores startup’s e outros atores. É uma mudança de paradigma que tem de ser regida por valores e por uma estratégia de médio e longo prazo.

Neste dias de tragédia nacional, é nossa obrigação refletirmos sobre o que podemos e devemos fazer, mais e melhor, para (re)construir um País mais equilibrado e que seja, acima de tudo, uma terra de Inovação, de progresso económico e social, de sólida Esperança."


O Presidente da República
Marcelo Rebelo de Sousa