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Meuer, Krug, Di Vito vencem 1º Concurso de casos da AESE

São já conhecidos os nomes dos vencedores...

São já conhecidos os nomes dos vencedores do 1º Concurso de casos da AESE, realizado em 2010, no âmbito da comemoração dos 30 anos da AESE.

 

“A Internacionalização e Globalização da Empresa” foi o mote lançado aos professores, investigadores e académicos, dado tratar-se de um dos pilares essenciais para o crescimento sustentado da economia portuguesa na atualidade.

 

“A Grand Entrance? Li Ning´s Emergence as a Global, Chinese Brand” é o título do caso assinado por Johannes Meuer e Barbara Krug, da Rotterdam School of Management, e Lori Di Vito, da Manchester Business School. Ao receber o 1º prémio, Meuer explicou o porquê do tema desenvolvido: “Em primeiro lugar, enquanto investigadores focalizados nos negócios na China, nós ficámos especialmente intrigados por Li Ning. Um misto de curiosidade pessoal e profissional levou-nos a pesquisar em profundidade a estratégia de internacionalização da empresa.

 

Sinto-me muito honrado que o caso de Li Ning tenha sido reconhecido pela AESE, uma escola com tanta experiência na utilização de case studies para a formação dos líderes empresariais do futuro.”

 

Experientes na utilização da metodologia do caso nas aulas que dirigem na Rotterdam School of Management e Manchester Business School, Meuer deu o seu testemunho: “Nós usamos habitualmente casos para explorar fenómenos relevantes do mundo dos negócios e para ilustrar a sua complexidade nas salas de aula. Li Ning é um exemplo clássico. Não existem teorias adequadas para explicar os modelos de internacionalização das empresas chinesas. No entanto, estas firmas competem cada vez mais no estrangeiro, e os gestores precisam estar apetrechados com capacidades de resposta eficientes a este desafio.

 

Ganhar o Concurso de Casos da AESE estimula a nossa agenda de investigação e encoraja-nos a continuar a desenvolver material pedagógico que acrescente valor prático à experiência das aulas.”

 

Anna Dubiel, da WHU - Otto Beisheim School of Management, conquistou o segundo lugar.

 

“Vencer um prémio no 1º Concurso de Casos da AESE foi um reconhecimento internacional importante das minhas capacidades de redação de casos. Proporcionou-me uma extraordinária plataforma para potenciar internacionalmente o meu caso."

 

A autora de “The case of General Electric (GE) in India “, referiu que “concorrer no Concurso de Casos da AESE, a par de outros casos de estudo extraordinários provenientes de todo o mundo, deu-me a oportunidade de desenvolver as minhas capacidades de redação de casos e obter um feedback valioso por parte de um jurí de alto nível.”

 

O júri composto pelo Prof. José Ramalho Fontes, da AESE e Presidente do Júri, pela Prof.ª Ana Paula Serra, da Escola de Gestão do Porto – UPBS, pelo Prof. Crespo de Carvalho, do ISCTE, e pelo Prof. Paulo Pinho, da Faculdade de Economia - Universidade Nova de Lisboa, ficou muito satisfeito com os trabalhos propostos a concurso.

 

Pioneira na utilização do Método do Caso em Portugal, a AESE utiliza este processo construtivo, desde 1980, onde a prática, a experiência e o talento servem de base para o aperfeiçoamento da tomada de decisão, na Formação de Executivos.