Notícias

O segredo das reuniões Tupperware

AESE fora de portas

O 14.º PGL deslocou-se até Constância, onde o grupo foi recebido pelo Administrador Gerardo Gomez e pelo Diretor de Recursos Humanos Manuel Pacheco da Tupperware. Na visita à Fábrica e ao Armazém, os participantes ficaram a conhecer como a Tupperware operacionaliza a cadeia de distribuição, como funciona a área de marketing e vendas, como é feito o controlo de gestão e os benefícios tecnológicos recentemente implementados na empresa. Este encontro foi promovido por Tiago Rodrigues, no dia 10 de fevereiro de 2017.

Earl S.Tupper, seu fundador, engenheiro químico de formação, criou a Tupperware nos EUA, em 1944. Pioneiro na utilização de polímeros de alta qualidade em lugar de plásticos comuns, inventou uma tampa hermética, inspirada na de um boião de pintura colocada do avesso. A tampa inovadora que compunha as Tigelas Maravilhosas, contribuía para a preservação dos alimentos da humidade e conservava todas as propriedades nutritivas por mais tempo, no interior do frigorífico, oferecendo indiscutíveis vantagens em relação aos tradicionais recipientes de vidro ou loiça.

Inicialmente, os produtos Tupperware eram vendidos em superfícies comerciais, mas as vendas não atingiam os resultados expectáveis, uma vez que as vantagens dos produtos ficavam por explicar aos consumidores. A primeira Reunião Tupperware ocorreu em 1948, como se pode ler no site corporativo: “Uma forma direta de chegar ao consumidor e demonstrar a excelência dos novos produtos Tupperware. Em 1951, Tupper retira os produtos Tupperware da venda ao público e contrata Brownie Wise, a qual criou e desenvolveu o sistema de venda direta, através da demonstração. Um precedente que se transformaria no mundialmente conhecido sistema de vendas por demonstração Tupperware.”


Wrap-up da visita pelos participantes

"Foi uma visita fantástica, desde a receção à apresentação em sala, assim como a visita à fábrica.
Tudo começou em 1938 e existe até aos nossos dias, usando novas tecnologias e adaptando-se às novas necessidades dos consumidores. Até têm outras áreas de negócio como a dermocosmética. Foi uma surpresa!
A Tupperware tem uma fábrica muito limpa, muito bem organizada e onde tudo está muito bem identificado.
Foi uma verdadeira aula prática da matéria dada em sala sobre "Lean".
Percebeu-se que trabalham com pessoas e para pessoas. Valorizam muito os seus colaboradores e apostam neles."
Nadine Lemos | Diretora Técnica de Farmácia da JMGDS

"A visita à fábrica da Tupperware superou todas as expectativas. Entre outras coisas, nesta visita foi possível verificar a implementação prática da Cultura Lean e a necessidade de análise contínua dos indicadores gerados, que por sua vez, permitem às equipas de gestão ter acesso a uma informação mais simples e precisa. Outro aspeto positivo foi verificar como a empresa potencia a performance e motivação das suas equipas, em linha com os objetivos da empresa."
Vasco Marques Pinto | Departamento de Relações Externas do El Corte Inglés, Grandes Armazéns S.A.