Notícias

Pessoas como garante de competitividade

Evento AESE para Diretores de Recursos Humanos

A AESE organizou um evento destinado a Diretores de Recursos Humanos com o Prof. Jeffrey Pfeffer, Professor da Graduate School of Business na Stanford University, especialista de gestão de pessoas nas organizações.

“Ganhar vantagem competitiva através das pessoas” foi o mote da sua intervenção, que desmistificou aquilo que são, no seu entender, falácias sobre o que produz sucesso nas empresas e que suscitam consequências a nível da tomada de decisões. Entre as mais frequentes encontram-se: o ser o primeiro a lançar uma ideia relevante, ser grande, estar numa indústria altamente tecnológica e recorrer a downsizing e à redução de custos para se ser bem sucedido.

Jeffrey Pfeffer responde a estas premissas apontando algumas conclusões que os trabalhos de investigação desenvolvidos em Stanford têm permitido destacar. A comunicação entre as pessoas e os departamentos, o envolvimento de pares na contratação, a seleção de profissionais com base na cultura e nos valores e não apenas nas competências, uma política de investimento no desenvolvimento de capacidades, a delegação e empoderamento do processo de tomada de decisão são alguns dos fatores críticos de sustentabilidade e de êxito nas organizações mencionados pelo Professor.

A sessão inclui um espaço de interação entre os participantes e o orador, aproveitado no sentido de dar a conhecer e explorar Boas Práticas passíveis de serem adaptadas às realidades empresariais representadas na sala.


Artigos relacionados
Autenticidade ou eficiência?
Entrevista AESE a Jeffrey Pfeffer, 15.05.2017

O ponto de encontro entre a academia e as empresas
Workshop, 15.05.2017