Notícias

Relacionamentos ou realizações?

Com Pedro Afonso, CEO da AXIANS PORTUGAL e Board Member da VINCI  ENERGIES

"No coração da Transformação digital" foi o tema levado a debate por Pedro Afonso, aos Alumni da AESE no Porto, a 12 de abril de 2018. O CEO da AXIANS Portugal e Board Member da VINCI ENERGIES deu a conhecer a sua perspetiva sobre este tema, comum na agenda de muitos dirigentes e executivos.

"Paixão ou razão, pessoas ou resultados, valores ou performance, relações ou realizações, são tudo dilemas ancestrais que os aceleradores desta revolução em curso vieram novamente aprofundar.

Quando afirmo (e insisto) que “os relacionamentos são mais importantes que as realizações” pretendo despertar a consciência de todas as pessoas que são agentes de mudança, as “nossas” pessoas, os clientes, mas sobretudo as várias lideranças, para a tremenda importância de um propósito humanista naquilo que fazemos e decidimos todos os dias. Porque a transformação é o resultado de um conjunto infinito de decisões diárias, umas maiores, outras menores, que vão construindo aquilo que chamamos de futuro.

Este conforto (ou desconforto) na tecnologia, não deve nunca substituir a essência da nossa existência emocional, orientada ao relacionamento em família e em sociedade, e conduzida por inequívocos valores universais. Podemos portar este conceito para as “nossas” empresas , mesmo com a condição de terem que gerar proveitos para os seus acionistas, de modo a manterem-se vivas. Porque afinal, este é um facto da lei: antes de mais, gerar resultados é uma condição legal.

Às lideranças de hoje é pedida a coragem para decidir com informação e consciência, mas também o humanismo e o coração, sem sucumbirem à urgência dos resultados do imediato. Cumprindo-se esse preceito, também a tecnologia – a mesma do IoT, AI & machine learning, virtual & augmented reality, ou next gen security – continuará a ser um meio ao serviço das pessoas e empresas, da sua criatividade e paixão, e não o contrário. E assim, será possível gerar resultados no longo prazo, retornando em realizações todo o investimento feito em relacionamentos."