Notícias

Saber aproveitar as oportunidades que as F&A trazem às empresas e às pessoas

Com o Prof. Guido Stein, do IESE Business School

Convidado do Agrupamento de Alumni da AESE, o Prof. do IESE, Guido Stein, trouxe a Lisboa o debate sobre o modo de gerir as pessoas em processos de Fusões e Aquisições. A sessão realizou-se a 21 de março de 2019.

O Professor referiu que o desafio mais importante nestas fases é o de "acrescentar valor" às organizações e que as pessoas chave de cada instituição se mantenham a trabalhar, alinhadas com a estratégia.

O bom senso é crucial nestes processos de maneira a "minimizar o desgaste inerente". "As pessoas têm de ser cuidadas sempre", o que significa "serem tratadas com respeito". Saber gerir o grau de incerteza é da responsabilidade das empresas e também dos indivíduos, de forma a manterem uma "boa atitude" e exercitar o "desapego" em caso de saída. 

O "porquê", o "quê" e o "como" devem ser explicados sem equívocos, de maneira a debelar os rumores, tão prejudiciais à saúde corporativa. Diz Guido Stein que "as ações valem mais do que as palavras. As fusões e as aquisições são experiências traumáticas por natureza. No entanto, pode fazer-se melhor do que aquilo que se faz." Olhar pelas pessoas ao invés de denotar fragilidade, é antes sinónimo de "profissionalismo e talento".

E o professor rematou: "nestes processos existem oportunidades. Há que saber aproveitá-las."