Notícias

“Uma das grandes mais-valias do Executive MBA AESE”

Semana Internacional intensiva dos Executive MBA AESE

“Quando iniciei o Executive MBA na AESE e vi a Índia como destino de uma das suas semanas internacionais, não só fiquei entusiasmada como muito curiosa. Porquê a Índia?", foi a interrogação de Patrícia Madeira das Neves, Diretora de Agência do Banco Popular e 16.º Executive MBA.

"Hoje, olho para trás, para a semana de aulas no Indian Institute of Management (IIM), e as dúvidas deram lugar a certezas. A Índia, sim, claro que sim, que mais se não a Índia?

A extraordinária parceria que a AESE tem com o IIM -  uma das escolas de negócios com presença constante no top 25 do Financial Times – é também uma das razões pelas quais o Executive MBA da AESE é diferente de todos os outros. Esta semana alarga-nos horizontes não só académicos mas também pessoais, pois aprendemos e vivenciamos a cultura, de um país feito de contrastes.

A experiência, no seu todo, enriquece-nos de uma forma quase inexplicável. Dá-nos uma maior preparação para a tomada de decisão consciente e com mais segurança e abre os nossos olhos para uma outra realidade, uma outra forma de fazer as coisas, uma maior necessidade de estarmos atentos ao que se passa à nossa volta e de nos adaptarmos ao contexto em que estamos.

De referir também a forma como fomos recebidos, a simpatia e a atenção de uma universidade composta por pessoas que não medem esforços para nos agradar, fica-nos no coração.

Sem dúvida, um dos momentos inesquecíveis destes dois anos fantásticos, uma experiência inolvidável de onde ninguém regressa igual.”

Um fator crítico de sucesso
"Diversidade. Contraste. Hospitalidade. Excelência. Apenas algumas palavras que descrevem esta experiência única" para Cláudia Rodrigues, International Channels Manager da SIC.

"A semana de imersão internacional no Indian Institute of Management de Ahmedabad é uma característica absolutamente distintiva do MBA da AESE e uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional para os participantes.

A faculdade é notável (o IIM está frequentemente no top 25 mundial do Financial Times) e o programa desafia-nos a olhar o mundo sobre a perspetiva de um país que tem a dimensão de um continente. As aulas são excecionais não apenas pelos conteúdos, mas também pela capacidade dos docentes nos confrontarem com novas formas de pensar, de analisar e de decidir. O conhecimento académico é complementado com a envolvência no meio empresarial que nos aguça o engenho e nos desperta para novas oportunidades de negócio num mercado à escala global.

Como grupo, ganhámos um novo sentido de pertença, cada vez mais sólido e, acima de tudo, mais solidário, porque na diversidade reforçámos a tolerância e a individualidade de cada um.

Aos docentes, colegas e amigos do MBA agradeço a partilha desta viagem inesquecível. Namastê."

Luís Reis Pires, Economista e Project Manager na Vodafone que também se encontra a frequentar o programa, encontrou na “semana internacional no Indian Institute of Management Ahmedabad, uma das grandes mais-valias do Executive MBA AESE. É uma experiência única, numa escola de topo mundial (constantemente no ‘ranking’ das 25 melhores do mundo do Financial Times), que permite compreender melhor uma realidade diferente. Uma realidade cada vez mais presente e incontornável, sobretudo para quem quer competir na economia global.

É uma semana intensiva, que vai desde os fundamentos da álgebra e da programação linear – e da sua aplicação na gestão -, às idiossincrasias de uma economia diferente de todas as outras, e ao longo da qual somos constantemente espicaçados para sair da nossa zona de conforto e pensar além das nossas verdades universais.

Regressamos a Portugal com os olhos mais abertos e mais despertos para outras realidades.”


O contacto com uma economia paradigmática
“Cheguei à Índia sem grandes expectativas sobre o que poderia ser a semana internacional. E, como tantas vezes acontece, não demorei a ficar agradavelmente surpreendido.”  Joan Cortina, Gerente da Absolut Position e 16.º Executive MBA, fez o balanço da experiência que viveu com os seus colegas. “Rapidamente percebi que devia ter colocado as minhas expectativas bem lá no alto.

Ao longo da semana no Indian Institute of Management Ahmedabad, temos contacto com alguns dos melhores professores de matemática aplicada à gestão, interiorizamos a cultura e a forma de funcionar de uma economia única que é cada vez mais uma superpotência mundial. Somos confrontados com palestras e oradores que nos fazem questionar a forma como estamos habituados a ver o mundo e os negócios à nossa volta.
Juntamente com a experiência em Nova Iorque, é uma das variáveis diferenciais do Executive MBA da AESE.”


Um país de contrastes e de permanente negociação
 
"Uma explosão de cores, sabores e caos de trânsito." Helena Loureira, da Tap Portugal entende que "a incrível cultura da Índia melhora os nossos sentidos e amplia os horizontes.
Mais de 1 bilhão de pessoas, mais de 15 línguas oficiais, diferentes religiões e crenças e, no entanto, a Índia "é mais do que a soma de suas contradições": a Índia é um valor familiar, a Índia é inovação e conhecimento, a Índia é um sorriso genuíno.
Nossos anfitriões foram além de nossas expectativas para nos fazer sentir em casa."

“Hello, can you please take me to Downtown Ahmedabad? How Much? 100 Rupees? No, it’s too much expensive Sir, 70 rupees and we have a deal!”
Para Miguel Santos, da Siemens e 15.º Executive MBA, "esta frase podia ser muito bem tirada de qualquer filme de Bollywood, mas não, é apenas um dia normal em Ahmedabad. A negociação é algo intrínseco nesta cidade de cores, cheiros e contrastes muito sui generis. A forma como nos presenteiam com a sua rapidez de cálculo mental é única, não fossem eles os “inventores” do Zero.

A hospitalidade com que fomos recebidos será para sempre recordada com um carinho enorme. Temos a certeza de que, se for preciso, dão-nos tudo o que é deles para que nos possamos sentir em casa, situação rara de altruísmo neste mundo global que evolui digitalmente de uma forma exponencial, mas que em termos de valores na sociedade, infelizmente, parece regredir a olhos vistos.

Nunca te esquecerei Ahmedabad!"


Uma oportunidade para consolidar conhecimentos e amizades
"A semana internacional em Ahmedabad justificar-se-ia simplesmente pela excelência do corpo docente e oradores do Indian Institute of Management of Ahmedabad, sob orientação dos quais tivemos uma forte interação com as realidades econômicas, sociais e de mercado indianos." Mas Mauro Almeida, Project Manager da Multicert, vai mais longe. 

"Esta semana permitiu consolidar os conhecimentos já adquiridos mas também compreender os desafios que um mercado emergente, com a dimensão e heterogeneidade do mercado indiano, apresenta aos dirigentes de empresas que se pretendem, hoje mais que nunca, globais.

Também como grupo, foi notório o impacto positivo desta semana internacional. Reforçaram-se os laços e iniciaram-se novas amizades que irão perdurar, seguramente, para além do MBA."

Os MBA retornarão às aulas na AESE, em Lisboa, no dia 2 de fevereiro.