Notícias

“Uma Missão Saúde” de Martins Nunes na AESE

O livro de Martins Nunes, 27.0 PADIS, foi apresentado na AESE, em parceria com a  Dignitude.

A AESE foi palco da apresentação do livro “Uma Missão Saúde” de José Martins Nunes, primeiro presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (2011-2017), no passado dia 23 de maio. Com prefácios do Reitor da Universidade de Coimbra Prof. João Gabriel Silva e do Dr. António Arnaut, o livro foi apresentado pela Dr.ª Maria de Belém Roseira.

O Livro “Uma Missão Saúde” assume a missão de ser médico, como o centro dos valores personalistas e humanistas que devem presidir à profissão.

O autor entende que os médicos deverão estar disponíveis para outras missões, para além do exercício da clínica quotidiana: “...ser médico é simultaneamente estar disponível para outras missões que não apenas as do exercício da profissão. Missão onde os conhecimentos podem ser úteis para o aprimoramento das políticas da saúde, que tem como objectivo o Homem e a Sociedade. O título deste livro, “Uma Missão Saúde”, pretende acentuar esta responsabilidade dos médicos quando chamados a exercer funções que vão para além do exercício quotidiano da medicina clínica.

O autor fala da importância do Serviço Nacional de Saúde como “Projeto Nação, Matriz da Cidadania” e a determinado momento afirma mesmo “Não há outra profissão que tome a vida como objectivo. A medicina é uma “missão”.

O Livro agora publicado tem por objectivo maior a solidariedade para com a Associação DIGNITUDE e o seu programa abem:   - rede solidária do medicamento -  para quem a totalidade das receitas do livro revertem.