Apoio aos Refugiados

Apoio aos Refugiados
Assistimos hoje, de longe, à distância de um clique, a um episódio da história mundial que não passará sem deixar marcas. Milhões de pessoas, de cidadãos comuns, famílias inteiras fogem da guerra, da perseguição por causa da fé e de outros atentados à sua integridade. São gente como qualquer outra gente, agora chamados de refugiados. Vêm à procura de uma esperança na vida.

Todo este panorama global é uma clara interpelação à solidariedade humana no sentido da construção de um futuro sustentável. Nesta construção, a economia e o mundo empresarial não podem nem devem ficar indiferentes. Pelo contrário têm a responsabilidade e o saber de quem lida com problemas complexos e gere eficientemente recursos.

Estes acontecimentos são sobretudo um forte apelo à ação.

Prevê-se que Portugal venha a acolher cerca de 4500 refugiados. A pergunta que se coloca é:
Que podemos fazer, cada um de nós, com iniciativa e responsabilidade pessoais?


Apelo à Ação
Que resposta dará a AESE a esta problemática?

Com o objetivo de esclarecer tantas questões que surgem ao falar de apoio a refugiados e de apresentar o cenário previsto para o seu acolhimento em Portugal, AESE realizou a 12 de Novembro, uma sessão de esclarecimento, dirigida por Rui Marques, Coordenador da PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados. A PAR lidera o esforço conjunto de mais de 200 organizações da sociedade civil portuguesa que se disponibilizaram para intervir na resposta à atual crise de refugiados.

Esta sessão foi o pontapé de saída do assumir de compromisso da AESE nesta matéria.  Assim, a AESE Business School compromete-se a difundir as iniciativas dos seus Alumni no âmbito do apoio aos refugiados para que toda a ajuda se possa multiplicar, articulando esforços com a PAR no sentido de promover respostas integradas e eficazes.

O site será então um instrumento de divulgação de iniciativas, apelando à ação de pessoas, famílias e empresas que se queiram unir a esta causa.  Para esse efeito, divulgue-o aqui: iniciativas@aese.pt .