anterior
seguinte


Correio da AESE n.º 733 |  9 de janeiro de 2019 

 

Caro Alumnus/ Estimada Alumna AESE,

O 16.º Executive MBA AESE regressa à escola para o Capstone. Carlos Lacerda, da SAP, Pedro Videla do IESE e o Padre Gonçalo Portocarrero receberam os participantes e desafiaram-nos a posicionarem-se como líderes capazes de criar valor, responsáveis e comprometidos com os negócios, com as suas pessoas e a sociedade.
No arranque do 2.º ano letivo, o 17.º Executive MBA reuniu-se na AESE para a September Excelling in Leadership intensive week. Sebastian Reiche, Joaquim Vilà e Miquel Lladó acompanharam os presentes num treino sistemático sobre Liderança global, Design Thinking e nos temas estratégicos que devem ocupar a Agenda de um CEO. Entre os alunos do Executive MBA, a AESE congratulou-se com a parceria estabelecida por Nuno da Silva Vieira, da Vieira Law Firm, e a IBM, que visa a aplicação da Inteligência Artificial ao serviço do sector jurídico. Esta iniciativa decorreu dos contactos estabelecidos no âmbito da semana internacional do programa no IESE de New York.
“What’s in it for me?” foi uma das perguntas chave que Filipe Simões de Almeida levantou no seminário “Gestão de vendas estratégicas”. O que ter em conta desde o momento de propor um negócio à hora de fecho para que haja impacto para compradores e vendedores?  A formação analisou cada um dos aspetos críticos, com a vantagem de poder aplicar os conhecimentos em exercícios práticos efetivos. O Prof. André Vilares Morgado também conduziu a discussão de casos práticos que implicaram - como habitualmente – a tomada de decisões com base em situações  paradigmáticas.

Entrámos em 2019, “o ano de todos os riscos”, segundo o Dinheiro Vivo. O artigo da autoria da Prof. Maria de Fátima Carioca dá conta do motivo pelo qual considera existir “uma certeza desconcertante”, “próprio de uma economia, de uma sociedade e de um mundo em transição”, que se encontra atualmente “num ponto de inflexão tecnológico, político e social.” Saiba quais são os fatores críticos de sucesso que a Dean da AESE considera serem fundamentais para “construir um mundo melhor, mais humano e sustentável.”  


Enquanto muitos gestores e dirigentes equacionam uma carreira internacional, outros planeiam o seu regresso a Portugal. Numa proposta do Career Management à sua comunidade de Alumni, a AESE organizou um Breakfast Seminar subordinado ao tema “It’s Good2Be Back”. Mónica Pinto Coelho, Afonso Barbosa, Rita Sousa e Manuel Schmidt falaram sobre as suas experiências, expectativas e soluções encontradas como expatriados, no regresso ao seu país de origem. 

 

AESE foi convidada a juntar-se à comemoração do aniversário do BDA - Banco de Desenvolvimento de Angola, em Luanda. A Business School esteve representada pela Prof. Maria de Fátima Carioca e pelo Prof. Agostinho Abrunhosa, responsáveis por sessões de formação integradas neste encontro corporativo. 

 

Em Portugal, a AESE integrou o grupo de entidades associadas ao Programa de Parcerias de Excelência da CGD. A assinatura do protocolo realizou-se no XIII Encontro Fora da Caixa – Full Day, realizado na Culturgest, a 18 de dezembro.

 

 No final de 2018, o 1.º LL.M da AESE reuniu-se num encontro que visou manter viva a ligação entre os colegas e amigos de programa. Aceite o nosso desafio de reencontrar os participantes do seu programa e partilhe os momentos mais significativos dessa ocasião com a AESE.

 

 
No
Panorama veja notícias sobre … 

O trans-humanismo, entre ciência e negócio

A explosão de divórcios foi um sarampo

Os professores, chaves para diminuir a desigualdade educativa          

“Missão: Impossível – Fallout”  

 

Reflexões mais profundas na Documentação

“As penas devem ser proporcionadas e rápidas”


Cláudia Dias | claudiadias@aese.pt