anterior
seguinte


Correio da AESE n.º 691 | 22 de fevereiro de 2017

O Prof. Luís Cabral é o melhor economista português. Quem o diz é Miguel Portela e Paulo Guimarães, Professores da Universidade do Minho e autores do estudo sobre o Ranking de Investigação em Economia em Portugal. As conclusões do survey assentam sobre a análise e avaliação dos papers de autores portugueses ou de outras nacionalidades associados a instituições nacionais, editados nas mais reputadas revistas e bases de dados na área da economia.

E porque a Economia depende em muito de negócios sustentáveis, o Agrupamento de Alumni da AESE trouxe Pedro Nueno, Professor do IESE e presidente da CEIBS (Xangai), a uma sessão de continuidade que visou identificar os pilares que suportam e alavancam o crescimento. Visão, inovação e iniciativa foram alguns dos fatores críticos referidos na sessão, que servem de denominador comum aos casos reais de empresas exemplares.  

A excelência na prestação de um “Serviço 5 Estrelas” chamou à AESE vários dirigentes interessados na visão da Prof. Beatriz Muñoz Seca, do IESE, sobre a sua proposta de valor para elevar a qualidade da oferta das empresas. Pedro Fonseca, Director-Geral da KidZania Lisboa, destacou “a forma inovadora de abordagem aos serviços: desde a estratégia aos vários conceitos que relacionam o serviço com a industrialização, e que têm um elevado potencial de aplicabilidade em qualquer negócio (…) 5 estrelas”.
 
E porque são empresas sustentáveis e competitivas também se fazem de equipas responsáveis por transformar resultados improváveis em sucessos, a AESE realizou uma nova edição de “Executive & Coach”. Joaquim Luíz Gomes, Presidente da Dunas Capital, comentou que “Defini como minha principal tarefa recrutar e desenvolver o talento na Dunas Capital e o Seminário foi o primeiro passo para me focar nesta tarefa, que agora defini como absolutamente prioritária.”

De caso em caso, o Programa de Direção de Empresas Agrícolas e Agroindustriais partiu para Sevilha, a fim de conhecer uma das Escolas de Negócios mais conceituadas no setor. O Instituto Internacional de San Telmo acolheu o 3.º GAIN, numa experiência de partilha de Boas Práticas e troca de experiências profissionais.
 
A ITSports, criada por Alumni da AESE e financiada por Naves Scr, apresenta várias soluções de lazer desportivo. Conheça melhor o seu negócio e observe como pode reinventar o seu tempo livre, pessoal e em família.   
 
No Panorama veja notícias sobre…
•         A economia colaborativa profissionaliza-se
•         As culturas transgénicas não são o apocalipse        
•         Uma feminista fora do coro      
•         “La creación de una sociedad del aprendizaje”

Reflexões mais profundas na Documentação
•         O fracasso da Primavera Árabe
•         O Ocidente desarmado perante a retórica jihadista


Cláudia Dias | claudiadias@aese.pt