Notícias

A emocionada mudança geracional da AESE

Introdução da 13.ª Assembleia de Alumni AESE

O Prof. José Ramalho Fontes acolheu os Alumni participantes na 13.ª Assembleia da AESE, agradecendo à Câmara Municipal de Cascais, representada pelo Vice-Presidente da Câmara, Miguel Luz, pela parceria na realização do evento.

Recordando a conferência do Prof. Raul Diniz “O Núcleo da Cidade”, proferida na Assembleia anterior, o Prof. Ramalho Fontes apelou a tomar consciência de que é preciso “…passar da preocupação à ação. Inovar, contribuir para redefinir as melhores práticas..., contribuir para uma mudança de cultura empresarial, tendo em conta os valores que são o coração das culturas”.

“Ora, sendo a AESE parte de uma rede, apraz-me dar-vos conta do que fizemos nestes anos da nossa contribuição, quando passámos de cerca de 3500 para 5000 Alumni.” “Como resultado do trabalho de um grupo alargado de Alumni, vamos tratar hoje de 3 tópicos, que passo a enumerar:
 1. Roteiros: percorridos com os pés na terra – a partir de Portugal – com determinação e com as Pessoas das três gerações, como
se verá num dos estudos do 1º Bloco;

2. Crescimento: de negócio, com criação de emprego, com mais valor acrescentado, analisado no outro estudo do 1.º Bloco, e exemplificado no Bloco 2 com alguns casos;

3. Em direção (partida e chegada) ao Mundo, a África, à China, à América: nos Blocos 3 e 4.”

“Não posso deixar de agradecer, também, às empresas patrocinadoras, especialmente à Fidelidade / Fosun, todo o apoio recebido que permitiu oferecer-vos este programa tão rico, assim como à equipa interna liderada por Raul Bessa Monteiro.

É devido, também, um agradecimento aos cinco mil líderes empresariais, Alumni, que encarnam os valores da escola e estão comprometidos em desempenhar um papel vital, profundo, positivo e duradouro sobre as pessoas, organizações e comunidades que servem. Vocês, aqui presentes e todos os outros são a imagem e o prestígio da AESE em todo o mundo. Ocorre-me a expressão angolana: estamos juntos!”

O discurso do novo Presidente da AESE foi interrompido por um aplauso emocionado dos partici pantes em reconhecimento pelo seu trabalho como Diretor geral e professor da casa.

Artigos relacionados
Um sucesso na busca dos roteiros para o crescimento de Portugal 

Internacionalização e Investimento Estrangeiro para o crescimento


Interação entre Gerações no Mundo Empresarial: Desafios e Oportunidades


PME’s – Desafio de crescimento e reindustrialização


O diálogo geracional e o crescimento: da desigualdade à oportunidade


O Mundo e o investimento estrangeiro


João Vale de Almeida reforça atualidade e relevância da parceria transatlântica

A importância do legado na construção do futuro

«Vivemos em adeus e em viagem…»


Galeria de Fotografias