Notícias

Eurico Nobre conquista 2º Prémio no Concurso de Casos da AESE

"Crescimento e inovação" é o mote da próxima edição

 

Dando continuidade ao Concurso de Escrita de Casos, a AESE promove agora a sua quarta edição subordinada ao tema “Crescimento e Inovação”. 
O Prof. Manuel Dias Ferreira, Responsável pela competição, ex-plica o sucesso de mais esta inicia-tiva pioneira da AESE: “O tema do 4º Concurso de casos é perene, mas hoje mais do que nunca, a Escola sente que é um dos temas mais prementes da economia das empresas e países, portuguesas ou internacionais.”        
Esta iniciativa nasceu na AESE, mas não por acaso: “a AESE foi e é a instituição de ensino inovadora do Método do caso em Portugal e, portanto, seria lógico que havendo vários concursos de casos em todo o mundo, a AESE lançasse um concurso de casos em Portugal.”
A terceira edição destacou-se das outras, porque se verificou um aumento de participantes e a candi-datura de escolas novas, mor-mente da Índia, da Indonésia, entre outras. 
Depois de “Internacionalização da empresa e globalização” e “Estraté-gias de mudança”, o tema do 3º Concurso de Casos da AESE foi “Novos tempos, novas oportunida-des”. Segundo o responsável, com este repto procurou-se “olhar para a crise, não como algo terrível que nos está a acontecer, mas como uma oportunidade de nos diferen-ciarmos dos concorrentes, procurar novos mercados. Quando é tão importante para um país como Portugal, que haja crescimento económico, considero que o tema para o 4º Concurso de casos, “Crescimento e Inovação”, vem mesmo a calhar:”
Para Manuel Dias Ferreira, o saldo da edição de 2013, foi muito po-sitivo. “Os vencedores do 3º Con-curso de Casos são de uma busi-ness school suíça muito prestigiada – o IMD – com o caso “NCC Cons-truction Denmark: back to profita-bility” e o segundo lugar foi atribui-do a um Professor da AESE, Eurico Nobre, autor do caso “Pedrigee Whiskas”, sobre uma rede social para os donos de cães e gatos, numa altura em que as redes sociais davam os primeiros passos.”
Mais informações sobre 4º Con-curso de casos da AESE

Dando continuidade ao Concurso de Escrita de Casos, a AESE promove agora a sua quarta edição subordinada ao tema “Crescimento e Inovação”. 

O Prof. Manuel Dias Ferreira, Responsável pela competição, explica o sucesso de mais esta iniciativa pioneira da AESE: “O tema do 4º Concurso de casos é perene, mas hoje mais do que nunca, a Escola sente que é um dos temas mais prementes da economia das empresas e países, portuguesas ou internacionais.”



Esta iniciativa nasceu na AESE, mas não por acaso: “a AESE foi e é a instituição de ensino inovadora do Método do caso em Portugal e, portanto, seria lógico que havendo vários concursos de casos em todo o mundo, a AESE lançasse um concurso de casos em Portugal.”

A terceira edição destacou-se das outras, porque se verificou um aumento de participantes e a candidatura de escolas novas, mormente da Índia, da Indonésia, entre outras.  Depois de “Internacionalização da empresa e globalização” e “Estratégias de mudança”, o tema do 3º Concurso de Casos da AESE foi “Novos tempos, novas oportunidades”. Segundo o responsável, com este repto procurou-se “olhar para a crise, não como algo terrível que nos está a acontecer, mas como uma oportunidade de nos diferenciarmos dos concorrentes, procurar novos mercados. Quando é tão importante para um país como Portugal, que haja crescimento económico, considero que o tema para o 4º Concurso de casos, “Crescimento e Inovação”, vem mesmo a calhar.

Para Manuel Dias Ferreira, o saldo da edição de 2013, foi muito positivo. “Os vencedores do 3º Concurso de Casos são de uma business school suíça muito prestigiada – o IMD – com o caso “NCC Construction Denmark: back to profitability” e o segundo lugar foi atribuído a um Professor da AESE, Eurico Nobre, autor do caso “Pedrigee Whiskas”, sobre uma rede social para os donos de cães e gatos, numa altura em que as redes sociais davam os primeiros passos.

Mais informações sobre 4º Concurso de casos da AESE


Legenda da fotografia
Prof. Manuel Dias Ferreira, (AESE), Prof. Eurico Nobre (AESE) vencedor do 2º Prémio, Prof. Bala Chakravarthy, (IMD), Prof. José Ramalho Fontes (AESE)