Notícias

Mensagem do Diretor do PADIS 2018

Programa intensivo do setor da Saúde, em Lisboa e no Porto

A complexidade das instituições de saúde faz com que a liderança e a direção destas organizações constituam um repto ao mesmo tempo aliciante e desafiador.

A previsibilidade que permitiria um sólido planeamento não é um elemento com que se possa contar; a intensidade e a relevância da prestação individual dos colaboradores torna a gestão de talentos e das equipas numa arte de equilíbrios instáveis; o caráter profundamente humano e a dimensão social da prestação dos cuidados de saúde não aconselha transpor linearmente os conceitos de negócio e empresariais a este setor, sob pena de se perder o foco no serviço ao doente e às suas famílias, elemento integrador e que dá sentido ao empenho diário dos profissionais.

Por estas e outras razões, afirma-se repetidamente que as instituições de saúde são das mais complexas e difíceis de gerir…

Com o PADIS, a AESE Business School propõe aos Altos Dirigentes do setor da saúde a participação numa plataforma de aprendizagem inter pares, multidisciplinar, multiprofissional e multi-institucional, na qual se valoriza a experiência de cada um e se potencia o know-how construído durante uma longa carreira profissional.

É que “existem vantagens em ter, num mesmo âmbito e ambiente formativos, profissionais clínicos e não-clínicos juntos, para aprender as vias de incorporação de perspetivas múltiplas, que suportam e melhoram o cuidado do doente, enquanto desenvolvem e matizam os sistemas de apoio ao cuidado sanitário”. *"


NB
* Begun, J. W., White, K. R., & Mosser, G. (2011). Interprofessional care teams: the role of the healthcare administrator. Journal of Interprofessional Care.



Prof. José Fonseca Pires
Diretor do PADIS