Notícias

“Não jogue com as regras dos outros, mude-as”

Prof. Jorge Vasconcellos e Sá partilha os ensinamentos de Shakespeare e Henrique V.

Identificar o que é distintivo e focar nessa(s) característica(s) diferenciadora(s) é o segredo que se retira dos grandes líderes históricos imortalizados na obra de Shakespeare. Esta regra é válida para as pessoas e para as organizações, que querem ser competitivas. É fundamental “encontrar os pontos de força” e os segmentos que possam “comprar” os factores críticos de sucesso. Foi esta a mensagem deixada pelo Prof. Jorge Vasconcellos e Sá, na sessão dirigida aos participantes no PADE, no dia 14 de Dezembro.

O orador aconselhou os Directores-gerais a fazerem a diferença. E deixou alguns conselhos: “não jogue com as regras dos outros, mude-as”; “não copie, é o melhor elogio, mas também pode ser a pior estratégia adoptada”; “seleccione a concorrência”, “não deixe que o escolham a si”; e “reposicione o jogo a seu favor”.

Para Vasconcellos e Sá “as pessoas podem ser o activo ou o passivo de uma empresa. Importa saber se uma pessoa é verdadeiramente boa e quais são os requisitos que uma posição necessita para ser bem executada.” Carácter, personalidade, experiência e inteligência são os traços que o conferencista destacou como sendo os mais importantes. A questão da eficiência mede-se na justa medida em que se “leva a carta a Garcia”, sem inseguranças. Importa saber comunicar, saber ouvir, entre outras skills. As características do temperamento são fundamentais porque são as mais difíceis de identificar e de alterar, pois “ninguém foge da sua própria sombra”.

Nas empresas, “podemos ter pessoas com inteligência de segunda, mas precisamos de comunidades com vontade de primeira. Dizia Churchill que a coragem é a qualidade que está por detrás de todas as outras e enaltece-as pois sem ela nenhuma outra se aplica.”

A sessão do Prof. Vasconcelos e Sá foi antecedida pela entrega dos Prémios do 2º Concurso de Casos da AESE, sob a responsabilidade do Prof. Manuel Dias Ferreira.

Consulte a galeria de fotografias >