Eventos

<< Voltar

A geopolítica do Gás Natural

Breakfast seminar



Descrição

O gás natural surge no panorama energético mundial como uma fonte primária incontornável na transição para um desenvolvimento mais  sustentável. Ao invés do petróleo, os constrangimentos de transporte convertem-no num elemento de natureza regional com produtores e consumidores fisicamente ligados por estruturas fixas de amplas repercussões geopolíticas. A revolução do gás de xisto nos Estados Unidos da América e a generalização do transporte do gás liquefeito por via marítima (LNG) introduzem outra variável no xadrez mundial cujo balanço energético se prevê cada vez mais diversificado. 
  
Juntamos nesta conversa uma perspectiva global dos vários cenários em que o gás natural determina o posicionamento dos Estados e potencia o aparecimento de conflitos, com a visão estratégica de um dos principais produtores mundiais (EUA) que pretende afirmar-se como uma forte alternativa na satisfação das necessidades energéticas do “resto do mundo”.

 

Programa
08:45 | Networking e início do pequeno almoço
09:00 | Colóquio
10:00 | Encerramento

 

Professores

Eduardo Caetano de Sousa é Coronel tirocinado do Exército e um especialista em relações internacionais. Publicou recentemente um livro sobre a geopolítica do Gás Natural intitulado «Com que gás se move o sistema internacional». É também autor do livro «A UEO na encruzilhada da Segurança Europeia» e de diversos artigos sobre Estratégia e Relações Internacionais.  Foi mais recentemente o Diretor do Núcleo Conjunto de Coordenação da Comissão Técnico-Militar em Angola.

Jorge Gabriel é Engenheiro e Administrador da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. É Mestre em Engenharia de Sistemas de Produção pelo Cranfield Institute of Technology, no Reino Unido e MBA pela AESE. É há mais de vinte anos Professor Convidado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, leccionando nas áreas da gestão industrial e operações, tecnologia, contabilidade de gestão e empreendedorismo. Em 2013, integrou o Gabinete do Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação. Em Fevereiro 2014 foi nomeado Delegado Nacional ao Programa Europeu “Horizonte 2020”.

Metodologia

Conferência colóquio

Idiomas

Português

Locais
Lisboa

Data:

13 de novembro de 2018

Horário:

Das 8h45 às 10h00

Data limite:

11 de novembro de 2018

Preço:

Participação gratuita, mediante inscrição prévia.
N.º de inscrições limitado.
As inscrições serão consideradas por ordem de chegada.
Participação gratuita, mediante inscrição prévia.
N.º de inscrições limitado.
As inscrições serão consideradas por ordem de chegada.


Mais informações