Programa académico

Ao longo do Executive MBA AESE, os participantes desenvolvem competências nas diversas áreas académicas: 

Fator Humano na Organização
A área de Fator Humano compõe-se de três disciplinas: Comportamento Humano na Organização; Desenvolvimento Pessoal; e Liderança, Valores e Ética.
Utiliza um esquema concetual de base antropológica, com a análise das motivações humanas, a definição de políticas e sistemas formais de direção de pessoas, o estudo do papel do Dirigente e as dimensões da sua atuação na Organização, como Estratega, Executivo e Líder.
Os aspetos deontológicos e éticos da tarefa do dirigente são também alvo de especial consideração.

Economia, Finanças, Controlo e Contabilidade
Ao longo dos seus sete módulos, procura familiarizar os participantes com os problemas e alternativas de solução com que se confrontam os responsáveis pela Direção Financeira das empresas. Um conhecimento da lógica da Contabilidade permite produzir e perceber os principais elementos de informação contabilística, analisar a situação financeira da empresa, prever a sua evolução e propor alternativas para resolver os problemas. No módulo de contabilidade de gestão, são abordadas diversas técnicas na gestão de custos e análise de rendibilidades. Os módulos de Finanças Estruturais e Avançadas centram-se no conjunto de políticas financeiras e nas metodologias de avaliação de empresas.

Política Comercial e de Marketing

A área de Política Comercial e de marketing dedica-se ao estudo e compreensão do comportamento dos consumidores e dos clientes.
Os dados obtidos por esta via são utilizados para definir a Estratégia do Negócio e a Estratégia de Marketing. Em seguida, preocupa-se
com a implementação operacional rigorosa dessa estratégia, traduzida na disponibilização de produtos e serviços a esses mesmos mercados.
O estudo destas matérias encontra-se estruturado em 3 blocos: Marketing Estratégico, Marketing Intelligence e Marketing Operacional.

Política de Empresa
A área de Política de Empresa versa sobre as tarefas e saberes específicos de quem ocupa posições de Direção-Geral nas organizações.
Trata do Governo da empresa como um todo harmónico para conseguir resultados eficazes e justos.
Ao longo do programa, os participantes exercitam a capacidade de análise e diagnóstico de situações estratégicas, o desenvolvimento de iniciativas estratégicas e a escolha de formas organizativas e institucionais para a ação eficaz.

Operações, Tecnologia e Inovação
O programa desta área está organizado da seguinte forma: primeiro, estudam-se os conceitos básicos – processos, fluxos, capacidades –, a qualidade e a implementação da melhoria contínua.
O segundo grande bloco é o da gestão da Supply Chain – compras, logística, outsourcing, gestão do risco. A gestão de projetos e a gestão
das TICs também são estudadas no primeiro ano. No segundo ano, os temas são abordados numa perspetiva mais abrangente e, por isso, estudam-se a relação entre a empresa e os clientes na gestão de serviços; e, por fim, o desenho e a operacionalização de novos produtos
e serviços e a inovação.

Política de Empresa

A área de Política de Empresa versa sobre as tarefas e saberes específicos de quem ocupa posições de Direção-Geral nas organizações.
Trata do Governo da empresa como um todo harmónico para conseguir resultados eficazes e justos.
Ao longo do programa, os participantes exercitam a capacidade de análise e diagnóstico de situações estratégicas, o desenvolvimento de
iniciativas estratégicas e a escolha de formas organizativas e institucionais para a ação eficaz.


Professores e conferencistas