Programa académico

Ao longo do Executive MBA AESE, os participantes desenvolvem competências nas diversas áreas académicas: 

  • Gestão de Pessoas na Organização
  • Operações, tecnologia e Inovação
  • Economia, Finanças, Contabilidade e Controlo
  • Política de Empresa
  • Marketing e Vendas

 

Diagnóstico e otimização da eficácia e comunicação das equipas;
Gestão de recursos humanos;
Desenvolvimento da liderança;
Valores e ética nos negócios;
Coaching e personalidade.
OPERAÇÕES, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Gestão das operações;
Conceção e melhoria das operações;
Supply chain management;
Conceção e gestão das operações em serviços;
Inovação;
Gestão dos riscos;
Economia digital.
 
ECONOMIA, FINANÇAS, CONTABILIDADE E CONTROLO
Contabilidade e controlo de gestão;
Gestão de custos e rendibilidades;
Gestão da liquidez;
Criação de valor;
Estrutura de capital, valoração de empresas, fusões e aquisições;
Mercado de capitais;
Gestão cambial;
Microeconomia;
Macroeconomia.
POLÍTICA DE EMPRESA
Direção estratégica da empresa;
Organizational design;
Estratégia Internacional;
Gestão e governo de PMEs e organizações sociais;
Governo corporativo;
Criação de uma nova empresa (Módulo Entrepreneurial Initiative).
 
MARKETING E VENDAS
Marketing estratégico;
Marketing intelligence;
Desenho da Experiência do Consumidor;
Planeamento de marketing & implementação;
Métricas avançadas de marketing;
Branding;
Comunicação e Redes Sociais;
Alinhamento da Força de vendas com a Estratégia.
 
O Executive MBA AESE permite ao participante reforçar os seus conhecimentos e aperfeiçoar as suas capacidades ao aprender com os desafios de pessoas e empresas reais. Os temas estudados desenvolvem ainda as capacidades pessoais e de liderança, com base na análise de decisões prudenciais, comunicação e negociação.

O Executive MBA AESE permite ao participante reforçar os seus conhecimentos e aperfeiçoar as suas capacidades ao aprender com os desafios de pessoas e empresas reais. Os temas estudados desenvolvem ainda as capacidades pessoais e de liderança, com base na análise de decisões prudenciais, comunicação e negociação.


Desenvolvimento profissional e pessoal

A todos os participantes no Executive MBA AESE são atribuídos 2 Professores – um Tutor e um Coach – que acompanham, estimulam e ajudam cada um dos participantes, tanto em termos pedagógicos e profissionais como pessoais.

 

Projeto análise de situções de negócio (ASN)
Durante o 1.º ano do Executive MBA AESE, é colocado aos participantes o desafio de desenvolver um projeto de investigação, focado no estudo de um tema de atualidade ligado à prática empresarial, no âmbito de uma organização real.

A escolha do tema e da empresa ou organização a investigar é dos participantes. No âmbito de ASN, os participantes manterão reuniões com a Direção Geral e a Administração da empresa escolhida. Sempre num enquadramento orientado e coordenado por um Professor da AESE.

 

Aprendizagem ativa
Ao longo do Programa são usadas simulações online da Harvard Business School e da Ross School of Business que visam acelerar e consolidar a aprendizagem, ligando decisões de gestão aos resultados do negócio. Trata-se de atividades competitivas que, realizadas em grupo, fomentam a criatividade e a capacidade de resposta em tempo real. O role play é também utilizado para fomentar a capacidade de tomada de decisões, a negociação e a defesa de pontos de vista pré-definidos.


Entrepreneurial Initiative
O módulo Entrepreneurial Initiative desenvolve o conhecimento e as capacidades necessárias para criar novos negócios, recorrendo a uma abordagem multidisciplinar comum a várias áreas dos negócios.

Este módulo inclui a análise de casos de empresas criadas com base em iniciativas individuais, mas também oferece contacto direto com empreendedores de sucesso e outras entidades económicas.

Nos dois últimos semestres do Programa, os participantes são organizados em grupos com o objetivo de explorar as complexidades subjacentes à criação, planeamento e estruturação de novos projetos, culminando este processo com o lançamento e a apresentação pública das suas iniciativas empresariais a Alumni da AESE, a investidores, a gestores de fundos e sociedades de capital de risco.


Career Management Center
Com o intuito de facilitar a progressão de carreira e contribuir para uma melhor compreensão do mercado de trabalho, o Career Management Center da AESE coloca à disposição dos participantes do Executive MBA recursos e serviços de desenvolvimento profissional.
Sabendo que mais de 40 % de mudanças de carreira são determinadas pelas empresas de Executive Search, o Career Management Center irá desenvolver sessões personalizadas.

Estão focadas em identificar os objetivos de carreira de cada participante e em desenhar o plano de carreira que melhor se ajusta a cada um. Para isso, identificam-se os perfis procurados e as competências mais valorizadas e qual o melhor posicionamento face ao mercado e ao futuro pretendidos.

São desenvolvidos Ciclos e Workshops de Career Management, orientados por especialistas, através dos quais se possibilita aos participantes a abordagem prática de temas relacionados com as suas carreiras e o seu desenvolvimento profissional. Por exemplo, enfrentar um processo de negociação salarial com sucesso, gerir as redes sociais e a sua influência no mercado de trabalho, definir o Plano de Carreira, melhorar e posicionar a sua marca pessoal no mercado, construir um CV desenhado à medida e preparar uma entrevista de sucesso.

 

Horário tipo
Sextas feiras | 14h00 - 19h00*
Sábados | 08h30 - 13h00
* Uma sexta-feira por mês as aulas decorrem entre as 9h00 e as 19h00.

Idiomas
Português, inglês e espanhol.

Horas de formação

660 horas de aprendizagem interativa.

Duração
De 4 de outubro de 2019 a 24 de julho de 2021.

Diploma
AESE Business School


Professores e conferencistas



Mais informações

Júlia Côrte-Real

Telemóvel [+351] 939 871 256
Telefone [+351] 217 221 530


Inscreva-se aqui >