Estrutura

<< Voltar

O PDE constitui uma oportunidade real de aperfeiçoamento pessoal, profissional e organizacional. O Programa foi preparado para gestores com mais de 5 anos de experiência de direção, empresários e gestores de PMEs.


Objetivos
O PDE, graças ao desenvolvimento de competências e funções de gestão, visa:

• Adquirir uma perspetiva integrada da empresa, melhorando a sua eficácia como gestor, através da discussão de cerca de 100 casos e da aprendizagem pelo testemunho de gestores com carreiras relevantes nos mercados nacional e internacional;

• Aperfeiçoar a sua capacidade de análise e resolução de problemas complexos e uma melhor utilização das ferramentas básicas de gestão;

• Confrontar, na franca interação com os outros participantes, as suas práticas de gestão e desenvolver planos rigorosos e realistas;

• Desenvolver uma melhor compreensão da própria organização, no confronto com estratégias e modelos de negócio;

• Ampliar a possibilidade e espaço de troca de impressões, tendo por base a experiência e o envolvimento dos Professores e dos Diretores de Programa.

O PDE é compatível com o trabalho profissional, requerendo a presença semanal dos participantes nas sessões de trabalho, durante dois meios-dias.

 

Estrutura
O PDE tem um total de 120 sessões de 1h15, agrupadas nas seguintes áreas:

  • Política de Empresa;
  • Política Comercial e de Marketing;
  • Economia, Finanças, Controlo e Contabilidade;
  • Comportamento Humano na Organização e Ética;
  • Operações, Inovação e Tecnologia.


Para além de abrir novos horizontes, pretende-se que o contacto com contextos empresariais paradigmáticos diferentes e as conferências dadas por professores do IESE, proporcionem aos participantes do PDE um enquadramento macroeconómico mais completo.

SEMANA INTENSIVA  »
O PDE inclui uma ‘semana intensiva’ envolvendo os grupos de Lisboa e Porto, numa dinâmica de interação conjunta. O plano de sessões é mais extenso do que nas restantes semanas.
Merece um especial destaque a análise e elaboração de um Plano de Negócios. Reunidos em equipas, que competem entre si, os participantes deverão assumir o papel de investidores, podendo aferir e aperfeiçoar as suas competências como empreendedores. 
A semana inclui, ainda, o estudo de uma empresa de relevância tecnológica, com a discussão do caso, num âmbito de maior heterogeneidade, um colóquio com o responsável de topo e uma visita às instalações da empresa que constituem uma referência no setor a nível internacional.

Experiência internacional

O conjunto de sessões no IESE permite que cada participante conheça diferentes culturas organizacionais, novas formas de fazer e pensar os negócios e novos modos de abordar os problemas. Existem, no IESE, mais de 30 centros de pesquisa especializados na investigação e desenvolvimento de temas como empreendedorismo, empresas familiares, finanças, globalização e responsabilidade social corporativa, entre outros.

 

No preço total do programa, encontra-se incluída a viagem e estadia na semana internacional.

 

O PDE inclui ainda um total de 54 horas de trabalho de grupo, distribuídas em 24 sessões de 2h15 cada. 


No final do Programa, os participantes no PDE recebem um diploma e adquirem a condição de Alumni da AESE.

 


 
Contactos
Júlia Côrte-Real
Telem. (+351) 939 871 256 | Tel. (+351) 217 221 530 |  j.cortereal@aese.pt