Estrutura

OBJETIVOS DO PROGRAMA » 
O General Management Program foi preparado para gestores com mais de 5 anos de experiência de direção, empresários e gestores de PME’s com um ritmo profissional exigente.
É uma formação ímpar, graças ao desenvolvimento de competências de gestão, permitindo aos participantes:
• Adquirir uma perspetiva integrada da empresa, melhorando a sua eficácia como gestor, através da discussão de cerca de 100 casos e da aprendizagem pelo testemunho de gestores com carreiras relevantes nos mercados nacional e internacional;
• Aperfeiçoar a sua capacidade de análise e resolução de problemas complexos e uma melhor utilização das ferramentas básicas de gestão;
• Confrontar, na franca interação com os outros participantes, as suas práticas de gestão e desenvolver planos rigorosos e realistas;
• Desenvolver uma melhor compreensão da própria organização, no confronto com estratégias e modelos de negócio;
• Ampliar a possibilidade e espaço de troca de impressões, tendo por base a experiência e o envolvimento dos Professores e do Diretor do Programa.
A modularidade do Programa permite a cada participante a presença a 100% – planeando bem, para os períodos ‘vazios’, as
viagens profissionais e outras solicitações, que cada vez são mais frequentes numa economia global e interdependente –, sem ter de
faltar a nenhuma sessão. Cada módulo de 2 dias – que decorre na tarde do 1º dia, todo o dia seguinte e a manhã do 3º – intervalado de 3 semanas do módulo seguinte, permite o cuidado estudo pessoal e a reflexão dos casos.
EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL »
O conjunto de sessões no IESE permite que cada participante conheça diferentes culturas organizacionais, novas formas de fazer e pensar os negócios e novos modos de abordar os problemas. 
Para além de abrir novos horizontes, pretende-se que o contacto com contextos empresariais paradigmáticos diferentes e as conferências dadas por professores do IESE proporcionem aos participantes do GMP um enquadramento macroeconómico mais completo.

O PDE - Programa de Direção de Empresas constitui uma oportunidade real de aperfeiçoamento pessoal, profissional e organizacional.


Perfil dos participantes
O PDE destina-se
a gestores com mais de 5 anos de experiência de direção, empresários e gestores de PMEs.

Estrutura
O PDE perspetiva a atividade diretiva, abordando 5 áreas do governo, consensualmente consideradas de especial relevância.

  • Política de Empresa
  • Política Comercial e Marketing
  •  Economia, Finanças, Controlo e Contabilidade
  • Fator Humano na Organização e Ética
  • Operações, Tecnologia e Inovação
SEMANA INTENSIVA  »
O PDE inclui uma ‘semana intensiva’ envolvendo os grupos de Lisboa e Porto, numa dinâmica de interação conjunta. O plano de sessões é mais extenso do que nas restantes semanas.
Merece um especial destaque a análise e elaboração de um Plano de Negócios. Reunidos em equipas, que competem entre si, os participantes deverão assumir o papel de investidores, podendo aferir e aperfeiçoar as suas competências como empreendedores. 
A semana inclui, ainda, o estudo de uma empresa de relevância tecnológica, com a discussão do caso, num âmbito de maior heterogeneidade, um colóquio com o responsável de topo e uma visita às instalações da empresa que constituem uma referência no setor a nível internacional.

 

Objetivos

O PDE é uma formação ímpar, graças ao desenvolvimento de competências de gestão, permitindo aos participantes:

  • Adquirir uma perspetiva integrada da empresa, melhorando a sua eficácia como gestor, através da discussão de cerca de 100 casos e da aprendizagem pelo testemunho de gestores com carreiras relevantes nos mercados nacional e internacional 
  • Aperfeiçoar a sua capacidade de análise e resolução de problemas complexos e uma melhor utilização das ferramentas básicas de gestão
  • Confrontar, na franca interação com os outros participantes, as suas práticas de gestão e desenvolver planos rigorosos e realistas
  • Desenvolver uma melhor compreensão da própria organização, no confronto com estratégias e modelos de negócio 
  • Ampliar a possibilidade e espaço de troca de impressões, tendo por base a experiência e o envolvimento dos Professores e dos Diretores do Programa. 

A par do estudo de casos e troca de ideias entre profissionais, procuramos motivar também um espírito competitivo na análise de um plano de negócios em que os participantes são levados a fazer o papel de investidores e, deste modo, a assumir os riscos do lançamento de novos projetos e negócios.

  

 
Experiência internacional

O conjunto de sessões no IESE, em Madrid, permite que cada participante conheça diferentes culturas organizacionais, novas formas de fazer e pensar os negócios e novos modos de abordar os problemas e um enquadramento macroeconómico mais completo.

IESE #2 in Executive Education - The top 50 schools - 2014 Financial Times.
IESE #6 in the World in Executive Education - Open Education - 2014 Financial Times.
IESE #7 in the World in Executive Education Programs, 2013 Business Week.


No final do Programa, os participantes no PDE recebem um diploma e adquirem a condição de Alumni da AESE.

 

 

     

 

   


Outros testemunhos


"A frequência do PDE marcou um tempo de transformação na minha vida profissional e pessoal. Além de me ter dotado com um conjunto de ferramentas muito úteis na análise dos problemas, enriqueceu sobremaneira a minha experiência profissional ao por-me em contacto com um vasto conjunto de casos que passaram a integrar a minha memória.
Por outro lado, o ambiente de total abertura que se criou , permitiu que todos pudéssemos expor as nossas ideias sem medos ou censuras, centrando-nos apenas no objectivo de contribuir para a resolução do caso apresentado."

Rosa Almeida | Chefe Nacional de Banca Privada, Seguimento de Riscos de Crédito, Banco Santander






"O estudo do caso revelou-se uma metodologia magnífica que nos garante o desenvolvimento de valências importantíssimas para enfrentar os desafios profissionais que, diariamente, nos são colocados. Vi amplamente aperfeiçoada a minha capacidade analítica, consubstanciando-se num melhoramento significativo do processo de tomada de decisão que, não raras vezes, está baseado em grandes quantidades e em diversas fontes de informação. Relevo ainda o excelente ambiente gerado em torno de todos os participantes, propício a uma enriquecedora partilha de conhecimentos e de experiências. No cômputo geral, a minha participação no PDE estabeleceu um marco importante no meu perfil, no sentido em que potenciou a construção de uma visão macro e integradora de toda a organização em si, tendo ainda adquirido valiosos conhecimentos em áreas nas quais não intervenho directamente. Considero-me hoje um gestor mais completo e melhor preparado".

Filipe Ferreira | Director de Recursos Humanos, Grupo Metalcon



 

 

Mais informações
Júlia Côrte-Real
Telem. (+351) 939 871 256
Tel. (+351) 217 221 530


Inscreva-se aqui