Notícias > 18.º Executive MBA AESE chega à meta

18.º Executive MBA AESE chega à meta

17/10/2020, Lisboa

A cerimónia de entrega de diplomas do 18.º Executive MBA AESE realizou-se em Lisboa, no dia 17 de outubro de 2020, coincidindo com o 40.º aniversário da AESE Business School.

Os 25 participantes viram o seu esforço ao longo de 2 anos letivos comemorado,  num contexto de Covid-19. Alguns familiares marcaram presença na AESE, enquanto outros testemunharam a celebração remotamente.



Chamada para a “finest hour”


Da mensagem do Prof. Adrián Caldart, Diretor do Comité do Executive MBA, lida pelo Prof. José Miguel Pinto dos Santos, Diretor Executivo da 18.ª edição, destaca-se: “a dedicação, empenho e alegria” demonstrada pelos diplomados, assim como por toda a equipa do programa. “O Executive MBA exigiu um esforço duro nos 2 anos de trabalho na AESE, incluindo o singular período de incerteza que sofreu, devido ao impacto da pandemia do Covid-19, nas viagens a Nova Iorque e Ahmedabad, e de muitas horas de partilha, durante as quais a confiança e a amizade entre vós se foi desenvolvendo pouco a pouco, com a subtileza que distingue as amizades que acabam sendo duradouras.”

“Hoje ser gestor e líder empresarial é uma tarefa muito mais difícil do que estávamos habituados”. “Como protagonistas do mundo da direção e gestão empresarial estão chamados a viver a vossa “finest hour”, nesta conjuntura. Para alguns de vós isto significará, de modo semelhante ao caso de Churchill, liderar situações muito difíceis, salvando empresas muito afetadas pela pandemia, para que consigam ultrapassar as suas dificuldades. Para outros, o desafio será apreciar as mudanças económicas, políticas e sociais, resultantes da atual situação, posicionar as vossas organizações para serem inovadoras, criando novas prosperidades e constituindo novos âmbitos de excelência profissional”.  “Todos estão chamados a liderar com esclarecimento e exemplaridade, sendo fontes de esperança e soluções concretas para uma sociedade angustiada, que precisa como nunca do contributo das empresas como fontes de trabalho e prosperidade, dentro das comunidades nas quais estão inseridas. É a hora de mostrar um carácter firme e confiança nas capacidades próprias.”



“As pessoas novamente no centro da mudança”


A oração de sapiência coube a Paulo Macedo, CEO da CGD, e Alumnus AESE do 26.º PADE. Na sua mensagem felicitou os diplomados e mostrou a disrupção registada na mudança acelerada vivida no último ano, em matéria de: conjuntura económica, riscos, tecnologia, alteração dos hábitos de consumo dos Clientes e do Trabalho. Paulo Macedo destacou a capacidade de adaptação dos processos organizacionais como consequência da alteração do “comportamento individual”, que “superou a mudança tecnológica neste cenário de pandemia”.  Este facto “coloca as pessoas novamente no centro da mudança”. “A procura pelo talento – a capacidade diferencial, inerente a toda e qualquer pessoa, de fazer melhor e gostar  de fazer algo, a qual, quando identificada, pode ser potenciada e acrescentar valor num determinado contexto -, segundo Paulo Macedo “mudou pouco”. O talento conduz às pessoas certas, que são, no seu entender, “o melhor ativo de uma empresa”. O CEO da CGD sublinhou ainda a importância da empregabilidade: de manter a atualização das competências, do conhecimento e da rede de contactos, de forma a “ter sempre livre arbítrio sobre o seu projeto de carreira”. O orador referiu ainda a capacidade de transformação das organizações e de si próprio no tempo ativo de liderança que os diplomados têm pela frente.



“Para quê o MBA? Cada um saberá dar a sua resposta”


Luís Martins e Eduardo Paulos foram ambos eleitos Presidentes do 18.º Executive MBA AESE. Nessa qualidade, tiveram oportunidade de proferir umas palavras em representação dos seus colegas de programa.

Para além dos agradecimentos à Escola e à Família, Luís Martins fez ressoar a máxima de que: “Conseguimos e não deixámos ninguém para trás!” “Esta viagem não teria sido a mesma sem os 25. A partida à descoberta de novos horizontes não ficou apenas pelas semanas internacionais que tivemos, mas em horizontes interiores, na redescoberta de nós mesmos, na aprendizagem de critérios que melhoram o nosso processo de tomada de decisão… foi mais uma redescoberta e não tanto uma reinvenção.”

Eduardo Paulos referiu no seu discurso o reconhecimento pelo apoio proporcionado pelas Famílias e o espírito de amizade criado entre os colegas do Executive MBA; “Amigos” com quem tenciona reiniciar um novo caminho posterior à conclusão do programa, no qual a fraternidade social, referida na encíclica do Papa Francisco ganha sentido.



“O vosso impacto é sempre muito profundo”


Nesse dia, a Prof. Maria de Fátima Carioca, Dean da AESE, compartilhou com os presentes “o orgulho, a alegria e um certo alívio pelo facto destes alunos terem terminado com sucesso esta etapa académica da sua vida”.  “Recordo ainda a presença do IESE no MBA, escola irmã da AESE ao longo destes 40 anos que levamos de história, e que continua a inspirar-nos para sermos maiores e melhores; principalmente, que nos anima a que o nosso impacto como escola chegue mais longe, seja mais profundo e sempre positivo.”


“O que a AESE espera de cada um de vós”, referiu, refletindo sobre o futuro dos recém diplomados, “é que como antigos alunos, continuem a levar essa transformação generosa”, ocorrida durante o programa, “à sociedade, em concreto às empresas e instituições que servem com o vosso trabalho profissional. As empresas e as organizações humanas transformam, influenciam, reformam as pessoas que nela trabalham e convivem. A responsabilidade dos líderes é sempre muito grande, hoje e sempre.” “Tenham sempre em mente que o vosso impacto é muito profundo”, “na criação de empresas sadias e sustentáveis”que façam a economia prosperar. “Liderar na incerteza, significa ver muitas vezes no turbilhão de dificuldades e, perante o horizonte incerto, novas oportunidades de atuar e de avançar.”



Seguidamente, os Alumni do 18.º Executive MBA AESE subiram individualmente, ao palco, para receberem os merecidos diplomas do programa.