Notícias > A AESE faz 40 anos!

A AESE faz 40 anos!

03/10/2020

“Estimados Alumni, Bom dia,

É com grande alegria, gratidão e entusiasmo que ultrapassamos o marco dos 40 anos de vida.

No dia 3 de outubro de 1980, nascia a AESE. Em novembro do mesmo ano começava o 1º PADE e, ao longo dos anos, foram-se juntando os outros Programas, igualmente notáveis e distintivos no panorama da Formação de Executivos em Portugal. Saliento, entre todos, o início do Executive MBA em 2001, após a inauguração do atual edifício sede da AESE. Também de recordar a atividade sistemática em diferentes geografias com destaque para o Porto, desde 1986, e, mais tarde, Angola. Este ano, em 2020, é de realçar o alargamento a Programas com temas e formatos inovadores, digitais ou híbridos, sem descurar o cuidado atento e personalizado a cada participante. Destes Programas é exemplo o DEEP – Digital Executive Education Program.

A AESE foi fundada com base numa visão própria e audaz de um grupo de executivos empreendedores com a missão de potenciar, desenvolver, inspirar e acompanhar líderes que aspirem a impactar de forma profunda, positiva e duradoura as pessoas, que dirigem as instituições com saber, ética, profissionalismo, espírito de serviço, ambição e mentalidade global, que estejam no mundo dos negócios com seriedade e responsabilidade e que se sintam comprometidos na construção de um futuro melhor para todos.

Desde então, passaram por estes programas longos e transformadores, cerca de 7500 alunos. Para muitos, a AESE é uma escola marcante, um lugar onde retornam com satisfação, uma presença ao longo da sua vida, que os acompanha no sentido de serem melhores profissionais, melhores cidadãos, melhores pessoas e que os apoia no anseio de contribuir para uma sociedade mais justa e humana. Para nós, na AESE, é o cumprimento diário da nossa missão de formar líderes a quem possamos confiar o futuro.

Durante o ano de 2020/21, celebraremos este espírito que é a alma da AESE. Celebraremos a Instituição e todos os que nela colaboram e trabalham. Começaremos, hoje mesmo, dia 3 de outubro, por quem de direito nos merece o primeiro e mais profundo agradecimento: os nossos fundadores e o IESE Business School.

Ao longo do ano, celebraremos também o nosso corpo docente, que com rigor científico, inovação e exigência, desafia, questiona, inspira e impulsiona os participantes a saber mais, a encontrar alternativas onde outros vêm problemas, a tomar decisões responsáveis olhando com abrangência as consequências das suas opções.

Celebraremos ainda as empresas e escolas parceiras que nos trazem e ancoram no mundo real e global, que nos apoiam e estimulam a pensar, a ir mais longe, a desbravar temas e caminhos.

E celebraremos os nossos Alumni, razão de ser da AESE. Com eles percorreremos um itinerário de eventos ao longo de todo o ano letivo que conduzirá à Assembleia de Alumni a 25 de junho de 2021. O tema da Assembleia será “uma Nova Economia para o Mundo e a Humanidade”, projetando a escola numa dinâmica de futuro.

Ao longo dos 40 anos, a AESE deixou uma marca indelével em muitas pessoas e na sociedade. Cabe-nos a nós, aos que a vivemos no presente, garantir que a AESE continua a ser relevante, a formar e a acompanhar líderes num mundo inimaginavelmente diferente, a contribuir para, a partir das empresas e instituições em geral, realizar o sonho fundacional. É esse o nosso compromisso para com todos os que nos legaram esta instituição extraordinária, sendo que o nosso empenho é também em inovar e fortalecê-la olhando aos que nos seguirão.

Contamos com todos e todos sabem que podem contar connosco,

Despeço-me com amizade.”

Maria de Fátima Carioca, Dean



Legenda da fotografia | Da esquerda para a direita

2.ª fila: António Pita de Abreu, Rafael Franco. Manuela Silva, José Fonseca Pires, Raul Diniz, Agostinho Abrunhosa, Maria de Fátima Carioca, Ramiro Martins, Francisco Iniesta, P.e Rafael Espírito Santo, Jorge Ribeirinho Machado, José Luís Simões

1.ª fila: Emílio Rosa, Carlos Silva Lima, José Luiz Carvalho Cardoso, José Ramalho Fontes, António Escaja Gonçalves