A arte de bem gerir o património familiar

27/10/2021

A Gestão do Património Familiar acarreta muitos desafios e incertezas para os gestores com essa responsabilidade.


A AESE  organizou um dia de formação, a 27 de outubro de 2021, com o propósito de analisar os aspetos legais relacionados com a gestão de heranças e de fiscalidade, com a intervenção de Paulo Von Hafe, da Ana Bruno & Associados. Carim Habib, do Dolat Capital, apresentou várias estratégias de investimento possíveis, de acordo com o perfil de risco de cada investidor.


A perspetiva de gestão de médio e longo prazo desses investimentos, e os aspetos operacionais de organização da informação, conforme os princípios contabilísticos, e reporte da informação aos vários stakeholders ficou a cargo do Rafael Franco. O Professor apresentou um caso prático, com o qual abordou matérias relacionadas com a análise dos investimentos e das rendibilidades, incluindo o tema das cripto moedas. Para além de apresentar um modelo de gestão do património familiar que isola os capitais destinados aos investimentos, também exemplificou a consolidação global do património familiar, facilitando-se assim a inventariação dos ativos e a análise das rendibilidades totais.


No final do short program os participantes compreenderam o quadro legal relacionado com as heranças e desenvolveram a capacidade de análise da situação financeira familiar agregada.


A experiência de quem participou

“Este short program permitiu-me adquirir conhecimentos de vários temas muito importantes para o dia-a-dia de alguém incumbido de gerir o património familiar.

O grande foco deste curso intensivo passou por aprender como organizar e gerir a contabilidade familiar, as várias formas de investir o património e, por último, criar consciência de todos os aspetos legais que podem estar envolvidos na gestão do património.


O professor e convidados foram espetaculares na abordagem dos vários temas, permitindo a compreensão da matéria, tanto para especialistas como para leigos.”

Vasco Novais Branco | Nobrimo – Sociedade Imobiliária (G.Manobra)