Notícias > Executive MBA > Short Program

A receita para Conselhos de Administração eficazes

13/07/2022

Nos dias 13 e 14 de julho de 2022, a AESE recebeu em Lisboa um grupo de participantes empenhado em aprender sobre como tornar “Conselhos de Administração eficazes”. O short program versou sobre a responsabilização individual dos profissionais que assumem cargos de administração nas empresas, cotadas ou não em Bolsa. Atualmente, os conselhos de administração são colocados sob escrutínio, podendo retirar-se verdadeiras lições dos grandes escândalos corporativos a que se tem assistido.


Os Professores Adrián Caldart, Professor de Política de Empresa da AESE e do IESE, Pedro Água, Senior Teaching Fellow da AESE na área de Política de Empresa, Francisco Vieira, Senior Teaching Fellow da AESE na área de Operações, e
Joan Fontodrona, Professor do IESE, conduziram o grupo de forma a que se conhecesse a fundo o impacto que a atuação num Conselho de administração tem na consecução de uma estratégia, na empresa, em particular, e na sociedade, em geral.


Ao longo da formação da AESE, os membros dos Conselhos de Administração puderam perceber como aumentar a sua contribuição e promover a eficácia geral do conselho para impulsionar efetivamente o negócio e a sua competitividade.


Para isso, foram identificados os pontos chave na agenda do responsável, de forma a alocar convenientemente o seu tempo e os seus recursos, e assim gerar valor em cada decisão tomada.



O que dizem os participantes
“Fiquei com alguma expectativa quando decidi participar na 1.ª edição deste short program da AESE. Mas o tema era muito apelativo:

  • o que podemos fazer para reduzir os riscos que levaram a inúmeros acontecimentos corporativos graves nos últimos anos?
  • como preparar atempadamente o conselho para estar à altura em momentos de crise ou em momentos de decisões especialmente importantes?


Os casos selecionados, a forma de apresentar e a boa participação do grupo permitiram 2 dias de excelente formação.“
António Ricca, Administrador  e  Acionista Maioritário da EFAFLU


“A participação no short program “Conselhos de Administração Eficazes”, constituiu um excelente exercício de sistematização e reflexão sobre as boas práticas no estabelecimento do modelo de governança da organização, tendo em conta as minhas responsabilidades e a função das empresas no desenvolvimento humano e na sociedade.”
Pedro Colunas Pereira, Administrador Delegado da Consulgal


“Este short program (numa altura em que fazia todo o sentido para mim) e o seu formato (dois dias completos) fez com que me inscrevesse.
Foi muito bom e permitiu voltar para a Verlingue com um olhar mais desperto sobre estas temáticas tão abrangentes e importantes na empresa. O ponto alto foi o caso com “role play”.
Tiago Corrêa Figueira, Diretor Coordenador da Verlingue