AESE insight #46 - AESE Business School - Formação de Executivos

AESE insight

AESE insight

AESE insight #46 > Thinking ahead

E tu, que farias neste caso …? O Caso Vitacress

The Art of the Case Method
Part 3: Exploring the Instructor’s Choreographic Role in Case-Method Teaching


Understanding how students can benefit from case discussions offers insight into what case-method instructors can do to increase the likelihood of positive outcomes. The work instructors do behind the scenes to create the context for students’ learning and engagement is just as important as what they do during class. By following the guidance shared and explored here, case-method instructors can enhance students’ willingness to follow this path and to step outside of their comfort zones.

A case-method instructor thus begins considering how to teach by asking questions that extend beyond the objectives for a class session or even a course:

  • Who are my students?

  • What are their experiences?

  • What do they know already?

  • What do they need to know?

The answers to these questions depend both on students’ backgrounds and on what courses they have already taken. Case-method instructors who teach later in a program’s required curriculum should account for what their students have already learned and build on this base. In addition, instructors may want to examine students’ profiles so that they understand what experiences these individuals have had and how they might draw on those experiences during discussions.


Read the article by the HBP Editors >>

Leituras de Verão

Ao longo deste período habitual de férias, semanalmente, sugerindo a leitura de um caso. 

Boa leitura e boas férias!

Autor do Caso

Ramiro Martins, Responsável Académico e Professor de Política Comercial e Marketing da AESE

Vitacress – A conquista da Europa

A Vitacress, produtora de saladas de IV gama, tornou-se uma empresa de referência em Portugal. A operar num setor que era visto por muitos como pobre e sem futuro, a Vitacress veio provar que a agroindústria é uma área de negócio com elevado potencial para o país e onde é possível criar marcas fortes e com prestígio internacional. Com sucesso em mercados muito competitivos como o inglês, em cadeias premium como a Sainsbury e Marks & Spencer, a Vitacress tinha atingido em 2013 uma quota de mercado de 41 % em Portugal em saladas lavadas e embaladas.

Situado em 2014 e no momento em que o seu Diretor Geral – Luis Mesquita Dias – pondera como expandir o negócio, o caso pretende ser a base de discussão para vários temas de Estratégia e Política Comercial.

 
Ler o caso >>

100 anos, 100 casos AESE

  • OMSA Alimentación, S.A.
  • PriceWaterhouseCoopers
  • Grupo BCPAtlântico
  • Mudança Cultural na EDP
  • A Estrutura Directiva da Renfe
  • GLS – Grupo Luis Simões
  • Unicer Bebidas de Portugal: Construir uma Estratégia de Mudança
  • O Novo estilo da HP
  • Mapfre Finisterre
  • O Banco Grameen – O crédito como Direito Humano
  • Associação Guias de Portugal
  • As Políticas de Recursos Humanos do Grupo Universal
  • VIVO. Portugal Telecom e Telefónica de España no Brasil
  • Aravind Eye Care System
  • The Barefoot College
  • Infosys
  • As Espirais da Carreira Profissional
  • O “Pé de Jaipur”
  • Crescimento e diversificação na Martifer
  • Projecto de integração. A GALP em Espanha
  • Dr. Devi Shetty e a revolução na saúde – A Narayana Hrudayalaya Healthcity
  • Médis
  • Estratégia Corporativa da Galp Energia
  • Bancos Alimentares contra a Fome
  • Jaguar, Land Rover – Até quando sobreviverão?
  • FISIPE – Um MBO de alto risco
  • Grupo Casais
  • Santini – “I gelati più fini del mondo”
  • Infosys, Índia
  • TMG: Liderar a Empresa Rumo ao Futuro
  • Symington Family Estates (SFE) –A wine company geared to the future
  • Casa Relvas – A arte de ser disruptivo
  • Grupo Barraqueiro – Crescimento, diversificação e internacionalização (2019)
  • A Indústria de videojogos para consolas em 2011
  • Navigator: Uma decisão que pode mudar um País
  • Grupo Barraqueiro – Crescimento, diversificação e internacionalização (2020)
  • UNIPLACES – The quest for a competitive value proposition
  • Auto-Vila, Reciclagem de Resíduos Industriais, Lda. (1987-1995)
  • ClubSmart: uma parceria de sucesso
  • SIBS – A Rede do Multibanco
  • Patagonia, Inc.
  • A Teviz sete anos depois
  • Finishing do Millennium BCP em Julho de 2004
  • A Gestão da Inovação na Brisa
  • Econstroi – Uma Plataforma Electrónica de Compras do Sector de Construção Civil
  • Lusa – Agência de Notícias de Portugal
  • Vortal, Connecting Business and Public eTendering
  • Gestão da inovação na Portugal Telecom – O Programa Open (Fase 1)
  • Quinta da Aveleda
  • Brisa Inovação e Tecnologia: da Inovação para a Internacionalização
  • ActivoBank –- O Banco que simplifica
  • H3 – Fast Service / Not So Fast Food
  • Lusosider Aços Planos
  • Gestão da inovação na Portugal Telecom – O Programa Open (Fase 2)
  • ECCO Portugal – 2015
  • Luis Simões em Madrid – Reestruturação das Operações Logisticas
  • TMG Rumo ao Futuro
  • Solancis – O futuro construído pedra sobre pedra
  • Grupo EDP: From Insourcing to Full IT Outsourcing
  • Parques de Sintra – Monte da Lua
  • Grupo Parras
  • A Coopetição como estratégia de sustentabilidade no douro: O caso da Lavradores de Feitoria
  • Grupo Polisport – A eterna paixão pelas duas rodas
  • Grupo Sogrape – Tradição, paixão e inovação
  • SUMA – Gestão de Resíduos no contexto das “Smart Cities”
  • Fidelidade – A Internacionalização de uma Companhia de Seguros
  • Vulcano Termodomésticos, S.A.
  • Galp Energia – Iberização do Retalho
  • Logoplaste – Inovação no Mercado Global: da Embalagem à Solução
  • Millennium BCP – A Refundação de um Banco no Lançamento de uma Marca Nova
  • Ronald Reagan – Uma Campanha de marketing Político
  • Lançamentda Super Bock “MINI” – Estudos de Mercado na Indústria Alimentar
  • Clube Pedigree & Whiskas
  • HPP Saúde – A Avaliação da Satisfação dos Clientes
  • VêGê – Reposicionamento de Marca na Indústria Alimentar
  • Portugal Fresh
  • Vitacress – A conquista da Europa
  • Fly London
  • Science4You: desafios de crescimento num mercado em crise
  • VIA VERDE Portugal – A criação de um ecossistema
  • Mateus Rosé –- Making the brand sparkle to Millennials
  • Mimo TMN
  • Aerosoles
  • Levidura – Botas de Montanha – Um Projeto Industrial
  • Restaurante Lisboa
  • Marriot International Inc.
  • As contas do Benfica, Porto e Sporting
  • Lusoponte – O Refinanciamento da Ponte Vasco da Gama
  • O Aumento de Capital da EDP
  • Myojo Foods, Co. Ltd
  • A AbrilControlJornal
  • Sistema de Informaçãda Clínica Universitária de Navarra (SI-CUN)
  • Alliance Healthcare – Transformação Digital
  • E-Business na Galp Energia
  • A Odisseia do Endurance
  • Centro de Cirurgia Cardiotorácica de Coimbra
  • Fernando e Maria da Conceição
  • Departamento de Operações do Millenniumbcp
  • Starbucks Corporation: Motivação e Trabalho em Equipa
  • Travel Store
2024 Copyright AESE Business School :: Todos os direitos reservados :: Usamos cookies para darmos a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a sua navegação iremos assumir que não tem nenhuma objeção com a utilização de cookies.
2024 Copyright AESE Business School :: Todos os direitos reservados :: Usamos cookies para darmos a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a sua navegação iremos assumir que não tem nenhuma objeção com a utilização de cookies.