AESE insight #74 > Thinking ahead

Recomendação de leitura

Liderança Compassiva

Recomendação de José Fonseca Pires, Responsável Académico da Área de Fator Humano na Organização e Membro da Direção da AESE

Nos anos mais recentes, o número de papers e de artigos sobre “Liderança Compassiva” tem crescido de uma forma impressionante.
Sobretudo, mas não exclusivamente, nos sectores da saúde e da intervenção social, a liderança compassiva tem vindo a ganhar foros de cidadania, e muitos estudos sobre a sua definição e impacto nas organizações têm vindo à luz. A pandemia COVID 19 tornou-a incontornável.

O que é a compaixão? A liderança compassiva tem que ver apenas com elementos psicológicos (a empatia, p. exemplo), ou relaciona-se também com elementos de gestão? Que impacto tem nas organizações?

Através de “Compassionate Leadership”, Michael A. West, Professor de Psicologia Organizacional na Lancaster University e CBE (2020) pelos serviços prestados ao NHS, apresenta um guia sobre sabedoria, humanidade e proximidade na prestação de cuidados de saúde e sociais.

A estrutura do livro (aqui apresentada resumidamente) dá bem ideia da sua profundidade e abrangência:

  • Compaixão: um valor humano universal
  • A cultura da compaixão no ambiente da saúde e social
  • Liderança compassiva e segurança psicológica
  • Compaixão como efectiva liderança
  • Liderança compassiva e melhoria da qualidade e da inovação
  • Autocompaixão

Este guia, muito bem fundamentado, vem completado por uma série de propostas práticas para desenvolver a humanização nas Instituições: exemplos práticos, questionários, sugestões em vídeo, websites, etc.