Notícias > AESE Saúde

BIGAMES® premiados internacionalmente em 2022

15/11/2022

Os Business Interactive Games (BIGAMES®) foram novamente distinguidos além-fronteiras. Desde 2019, esta é a terceira vez que os Serious Games desenvolvidos pelo Professor Nuno Biga da AESE Business School foram premiados, agora pela Comissão Científica do World Academy of Science, Engineering and Technology, instituição científica internacional de referência. Na “XVI International Conference on Games and Simulations”, realizada em Roma nos passados dias 14 e 15 de novembro, “A Tailored Simulation Tool to Improve Business” foi classificada como “outstanding work” (trabalho excecional) e recebeu o certificado de “Best Presentation Award”. No evento estiveram representados cinquenta países, dos 5 continentes.

Em 2020, o conceito subjacente aos BIGAMES©, com o título “Using Serious Games within Simulation Living Labs for Capacity Building and Value Creation in Modern Organizations”, foi publicado em livro editado nos Estados Unidos da América (in C. Koutra & H.I Ahmad. Current trends in Business Management in Advanced and Emerging Markets. Nova Publishers: New York, USA). O conceito agora premiado integra-se na nova geração dos BIGAMES©, assumindo-se como Simuladores de Gestão orientados para apoiar os dirigentes na tomada de decisões estratégicas e focados na criação de valor para os vários Stakeholders. Acresce à capacidade de adaptação dos BIGAMES© a qualquer contexto organizacional, qualquer que seja a área de atividade económica onde opera, a sua costumização realizada a partir do conhecimento prévio das necessidades específicas e expetativas do público-alvo. Estes Serious Games e Simuladores de Gestão revelam-se eficazes ferramentas de apoio à gestão e instrumentos pedagógicos vocacionados para formação de executivos.

Um exemplo dos BIGAMES© é o Simulador SU que representa o funcionamento de um Serviço de Urgência Hospitalar, utilizado, desde 2017, no Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (PADIS) da AESE. Na mais recente implementação deste Serious Game no 40.º PADIS, que contou com a presença de mais de 40 participantes, o SU obteve a classificação média de 4,94 (numa escala entre 0 e 5) e contou com diversos testemunhos abonatórios muito relevantes.