Notícias >Business Interactive Games – BI Games® distinguidos internacionalmente

Business Interactive Games – BI Games® distinguidos internacionalmente

17/09/2020, Lisboa

Os BI Games® foram distinguidos em conferência internacional de referência no domínio da gestão. O conceito foi reconhecido como “outstanding work” pela Comissão Científica da XIV International Research Conference, no âmbito da Internacional Conference on Organization and Business (ICOM), realizada nos dias 16 e 17 de setembro. O Professor Nuno Biga, autor dos BI Games® e Senior Teaching Fellow da AESE Business School, apresentou na ICOM 2020 o trabalho intitulado “Using Business Interactive Games to Improve Management Skills”, o qual foi premiado com a atribuição do “Best Presentation Award”. Estiveram representados no evento mais de 40 países* dos cinco continentes. Esta é a segunda vez que um prémio internacional é atribuído aos BI Games®, em dois anos consecutivos.


Muito apreciados pelos participantes, os BI Games® constituem uma oportunidade de simular a realidade das organizações, permitindo extrair conclusões muito relevantes sobre métodos e técnicas de gestão e liderança. Os prémios atribuídos por júris distintos ao nível internacional traduzem o reconhecimento científico do trabalho e realçam a importância dos “Jogos de Gestão” enquanto instrumento pedagógico que potencia a melhoria da eficiência das organizações e o alinhamento dos seus colaboradores com a missão institucional. Com efeito, a aplicação dos BI Games® em vários contextos ao longo dos últimos cinco anos permitiu extrair conclusões relevantes sobre a importância da gestão de competências e o impacto dos estilos de liderança no funcionamento das organizações.


Estes serious games têm sido utilizados em ambiente empresarial e académico, existindo atualmente diversos Jogos da série BI Games® – powered by Bigadvantage. Um desses Jogos é a Simulação “Serviço de Urgência SU”, utilizado desde 2017 no programa PADIS da AESE como simulador de apoio à decisão em ambientes de urgência hospitalar, iniciativa muito apreciada pelos participantes. O autor está atualmente a preparar outros Jogos de Simulação que serão proximamente utilizados em programas e seminários da AESE Business School, onde leciona.



* Alemanha, Arábia Saudita, Austrália, Bélgica, Brasil, Cazaquistão, Coreia, China, Colômbia, Croácia, Dinamarca, Egipto, Emirados Árabes Unidos (EAU), Espanha, Estados Unidos da América (EUA), Federação Russa, Finlândia, França, Geórgia, Holanda, Ilhas Fiji, Índia, Irlanda, Israel, Irão, Itália, Lituânia, Malásia, Marrocos, México, Nigéria, Nova Zelândia, Palestina, Polónia, Portugal, Reino Unido (UK), República Checa, Roménia, Singapura, Sérvia, Tailândia, Turquia.