Empresas > Cátedra de Ética na Empresa e na Sociedade AESE/EDP

Cátedra de Ética na Empresa e na Sociedade AESE/EDP

A Cátedra de Ética na Empresa e na Sociedade AESE/EDP é uma iniciativa institucional da AESE, dentro de uma área académica, relacionada com o desenvolvimento de um âmbito de estudo. A Cátedra é uma concretização do compromisso assumido pela EDP ao subscrever o princípio de Partilha com a Sociedade, que visa a partilha de recursos com as comunidades com as quais uma instituição se relaciona, o aumento do conhecimento e a potenciação da inovação.


Com base na experiência dos dois triénios decorridos desde a criação da Cátedra de Ética na Empresa e na Sociedade (2011-2013 e 2014-2016), em 2017 foi assinado um novo Protocolo entre a AESE e a EDP, no qual se encontram as linhas fundamentais que regem a sua atividade.

Missão

A Cátedra de Ética na Empresa e na Sociedade AESE/EDP propõe-se investigar e transmitir um conhecimento ético passível de ser efetivamente integrado nas decisões estratégicas e operacionais, na atividade de direção e gestão e no desenvolvimento das organizações, em geral.


Tal permitirá aos dirigentes conduzir a própria organização tendo em vista a otimização, por um lado, do seu desenvolvimento pessoal, do dos seus colaboradores e dos restantes stakeholders bem como, por outro lado, da resposta às suas justas preocupações económicas e ecológicas.

Entrevista com Marta Faria, responsável pela Cátedra de Ética na Empresa e na Sociedade AESE/EDP


Visão

Orientação para a excelência
Esta é uma orientação paradigmática da investigação desenvolvida no âmbito da Cátedra, que continuará a estar presente na participação em congressos e noutras iniciativas em que se marcam as tendências com impacte na ética, na empresa e na sociedade.


Plataforma de difusão de conhecimento

Embora os primeiros destinatários da atividade da Cátedra de Ética na Empresa e na Sociedade sejam os participantes nos programas da AESE e os colaboradores da EDP, uma das preocupações centrais – respondendo à vontade destas entidades – é a difusão do conhecimento na sociedade em geral. Para tal, promovemos iniciativas temáticas abertas a todos os que queiram participar, tal como ocorre nos Seminários e conferências sobre Ética Empresarial.


Eixos de investigação

Na realização da Missão, a Cátedra foca-se no estudo e desenvolvimento de conceitos teóricos e propostas concretas de atuação, apoiada nos seguintes eixos de investigação:


Fundamentos da ética na empresa e na sociedade 
Este eixo permite estabelecer um diálogo entre as bases filosóficas, as teorias económicas e as práticas empresariais de modo a apresentar uma visão mais ampla e integrada do bem das pessoas, das sociedades e do meio ambiente e a propor caminhos concretos para a atuação dos dirigentes.

Novos paradigmas de gestão 
Com uma perspetiva holística e sustentável e num contexto de globalização assimétrica, a Cátedra propõe-se estudar os fatores chave para a formação de culturas empresariais promotoras dos direitos humanos na sua aceção mais abrangente, processos nos quais sempre se destacam a liderança, o compromisso assumido e as virtudes pessoais de todos os intervenientes, particularmente dos dirigentes seniores.

Actividades desenvolvidas

2018


Seminário “Ética Empresarial – Aplicações no setor financeiro
Lisboa, 9 e 10 de abril de 2018. Com os Professores: Pedro Ferro (AESE), Afonso Barbosa (AESE), Rafael Franco (AESE), Jorge Soley (IESE)


Congresso “Is the Business of a University Business?”
Prof. Maria de Fáttima Carioca, AESE


Congresso “Better life as independent professional or employee? Integration of life values and work values”
Prof. Ana Machado, AESE


Congresso “Do ‘agente económico’ liberal a um autêntico agente na economia”
Ana Machado,




2017


Ciclo de conferência “Reputação Corporativa”
Ética ou Estética
Lisboa, 15 de maio de 2017. Com o Prof. Reyes Calderón, U. Navarra


Revolução Digital e Reputação Corporativa
Lisboa, 8 de junho de 2017. Com o Prof. Alberto Andreu, U. Navarra


Comunicação Interna e Reputação
Lisboa, 12 de dezembro de 2017. Com a Prof. Ana Machado, Responsável pela Cátedra AESE-EDP na AESE, e Ana Margarida Ximenes, Presidente da Atrevia Portugal


Seminário Como potenciar um perfil de liderança
Lisboa, 30 e 31 de outubro de 2017. Com Alexandre Dianine-Havard





Iniciativas anteriores
Revolução Digital e Reputação Corporativa | Alberto Andreu
Comunicação Interna e Reputação | Ana Margarida Ximenes
Work values hierarchies: what motivates workers
7th International Conference of Work and Family

IESE | Barcelona

Publicações

Dilemmas and limitations in minimizing management risks in banking | Rafael Franco, Marc Jacquinet, Ana Machado

Em IBGC, “Governança Corporativa e Integridade Empresarial – Dilemas e desafios”, Org. Brandão, C.E.L, Fontes Filho, J.R., Muritiba, S.N., Saint Paul Editora, 2017


Artigos e entrevistas a professores convidados pela Cátedra de Ética:
“O que é necessário é ensinar liderança dotada de princípios éticos”
Revolução digital e reputação corporativa
“Governança consciente: Quando as regras não bastam”
A ética dos negócios inclusivos