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Cibersegurança estratégica

71% dos inquiridos num estudo da Accenture de julho de 2018 diziam que os ciberataques “são uma espécie de caixa negra; não sabemos quando ou como vão afetar a nossa organização” e apenas 13% das empresas considera ameaças futuras quando define o orçamento de segurança. Um especialista em cibersegurança referiu recentemente: “Só há 2 tipos de empresas: as que já foram atacadas e as que vão ser atacadas”.


O contexto não é animador, o impacto do acesso indevido a informação crítica de negócio pode ser enorme, as fugas partem muitas vezes de dentro, a pegada digital é cada vez maior, quer na vida profissional como pessoal e as notícias de perdas de dados de utilizadores sucedem-se mesmo em organizações com orçamentos gigantescos de IT. Sucedem-se as histórias de pessoas e organizações que ficaram reféns de ataques de ransomware (encriptação de dados para receber resgates) ou sistemas comprometidos por um simples link ou anexo num email que param empresas durante semanas com todos os prejuízos daí decorrentes. Há empresas a bloquear as portas USB dos pcs, sites a ficarem em baixo e roubos de identidade digital.

Objetivos

A cibersegurança já não é só um tema tecnológico ou operacional pois escalou até ao topo das organizações e o gestor deve conhecer, dum ponto de vista global, 3 dimensões do mesmo: como se prevenir e preparar, como reagir em caso de ataque e que medidas futuras tomar. É também um tema cultural que se bem gerido pode levar a empresa a uma maior maturidade. Neste short program, através de casos reais e com oradores especialistas, vamos ver como gerir a Cibersegurança do ponto de vista estratégico.

Destinatários

  • Executivos de topo
  • Consultores e investidores
  • Responsáveis de marketing e bases de dados
  • Responsáveis de operações, segurança ou tecnologia.

    Professores

    Agostinho Abrunhosa, Professor de Operações e Inovação na AESE
    Oradores convidados

    Metodologia

    Método do Caso e conferências-colóquio.


    A AESE inspira-se na metodologia de aprendizagem da Harvard Business School. Ao colocar os participantes em face de conflitos empresariais verídicos, os dirigentes são chamados a assumir o papel de decisores em circunstâncias semelhantes às do seu dia a dia nas organizações. Os casos constituem desafios que exigem respostas eficazes perante uma análise rigorosa de informação limitada ou até insuficiente, em contextos ambíguos ou complexos do ponto de vista político-económico. O diagnóstico individual e as decisões são negociadas com colegas experientes, talentosos e ambiciosos.


    Fases do Método do Caso

    O estudo individual dos casos é seguido de uma discussão em grupo.
    Os Learning Teams ajudam a preparar os casos num ambiente colaborante, criando a oportunidade para pôr as ideias à prova.
    As salas de aula da sede foram especialmente desenhadas a pensar no ensino com o Método do Caso.

    Preços

    Geral: 250 € 
    Membros do Agrupamento de Alumni AESE e Empresas Patrocinadoras do Agrupamento: 200 €


    A todos os preços acresce o IVA à taxa em vigor.
    Confirmação de inscrições sujeitas a pagamento prévio.

    Data

    16 e 17 de junhoo de 2021

    Online

    2 Manhãs

    Data limite de inscrição

    09 de junho de 2021

    Ficha de inscrição

    Ao proceder à sua inscrição, a AESE fará o tratamento dos dados pessoais, de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados para, designadamente, elaborar a lista de inscrição, criar crachá e/ou placa de identificação, elaborar a lista de participantes e/ou proceder à respectiva faturação, bem como o registo de imagens e fotografia ou vídeo no âmbito da atividade da AESE.

    * Preenchimento Obrigatório

    Contactos

    Filomena Gonçalves

    shortprograms@aese.pt

    Tlf (+351) 217 221 530

    Contactos

    Filomena Gonçalves

    seminarios@aese.pt

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