Notícias > Correio da AESE n.º751

Correio da AESE n.º751

23/10/2019, Lisboa

Caro Alumnus / Estimada Alumna AESE,


Portugal mantém a 34.ª posição no Ranking Mundial de Competitividade GCI 4.0. O estudo elaborado pelo World Economic Forum foi apresentado como habitualmente na AESE, numa iniciativa da Proforum e da FAE. Conheça os indicadores com a melhor classificação e aqueles em que Portugal precisa de desenvolver para melhorar o seu desempenho competitivo. Numa entrevista do Prof. José Ramalho Fontes, pode ler-se que “no debate [na AESE], ficou clara a mensagem de que este resultado positivo é uma base de trabalho para uma necessária e possível subida de todos os setores, público e privado, se soubermos atuar na formação e educação das pessoas, numa perspetiva de curto e médio prazo, para assegurar a retenção de talento e a captação dos quadros muito qualificados que foram para o estrangeiro e podem regressar.”


O pequeno almoço do AMEG, com Pedro Amaral Jorge, Presidente da APREN e Alumnus do Executive MBA AESE/IESE, pautou-se pela energia de muitos executivos que se reuniram em torno do tema da Energia solar e do plano estratégico para o Portugal em matéria de renováveis. Saiba como Portugal se tem assumido como “o 5.º país no mundo que mais tem investido na aplicação de renováveis na geração de eletricidade”.


A AESE e a ELPing lançaram a primeira sessão ciclo de Career Management em 2019-2020, subordinado ao tema “Landscape throughout sectors”. “Tecnologia, a Mobilidade e as Capitais de Risco” foi o mote deste encontro que visou acrescentar valor aos Alumni do Executive MBA AESE na construção da sua trajetória profissional.


Os Diretores de recursos humanos e talento também foram recebidos recentemente na AESE para um encontro de People & Management, em que a Responsabilidade social ganhou relevo, numa ótica filantropia estratégica. A Prof. Cátia Sá Guerreiro fez a ponte entre o mundo corporativo e a economia social, vincando a importância de uma linguagem passível de ser compreendida por ambas as partes.


Complementarmente, fica a sugestão de leitura da entrevista da RH Magazine ao Prof. José Fonseca Pires, sobre a missão da AESE  “no acompanhamento dos dirigentes em toda a sua carreira”.


Destaque ainda para a realização do short program de Finanças Avançadas, no qual o Prof. Pedro Pimentel abordou com profundidade temas de Corporate Finance, avaliação de ativos, endividamento ótimo, e operações de Fusão e aquisição de empresas.


No Panorama 751 veja notícias sobre …

  • Licença de paternidade flexível contribui para saúde da mãe
  • Eutanásia: “Não tem de se obrigar ninguém a justificar a sua existência”
  • “Una defensa del liberalismo conservador”
  • “A Vida de Brad”


Reflexões mais profundas na Documentação 751:

  • Um rapaz é um rapaz e está bem que assim seja
  • Clássicos para raparigas e rapazes