Notícias > Correio da AESE n.º 735

Correio da AESE n.º 735

6 de fevereiro de 2019

Caro Alumnus / Estimada Alumna AESE,

“Conseguindo realidades!” são as palavras de ordem da Prof. Beatriz Muñoz‐Seca no seu novo livro em que apresenta como é que quatro empresas de serviços, de diferentes setores, utilizaram o SPDM para aumentar a sua eficiência. A partir destas experiências, a Professora pretende definir novas propostas concetuais que permitem alcançar melhores resultados em qualquer empresa.

Vera Pinto Pereira, antiga SVP Managing Director da Fox Networks Group, que integrou recentemente a administração da EDP, foi recentemente recebida pelos participantes do 17º e 18º Executive MBA AESE numa Conversa de Vida. Explicou porque “gosta dos grandes desafios!“, a razão que a levou a aceitar esta responsabilidade, num sector de atividade que se encontra em latente mudança.

Noutra Conversa deVida, Filipe Assoreira, CEO da Nano 4 e V Executive MBA AESE, introduziu um fator distintivo neste encontro. Sendo Alumnus MBA, com a sua história demonstrou que o Executive MBA AESE permite alcançar
resultados extraordinários. A partir de uma carreira numa multinacional farmacêutica, em que teve de gerir em períodos de crise, Filipe Assoreira converteu a experiência e os conhecimentos adquiridos no MBA na capacidade de angariar e gerir um Special Grant da UE, de 1,4 milhões €, para levar até ao mercado o produto de uma start‐up científica, nascida na FCT, da Universidade Nova, na área do diagnóstico da tuberculose ou Zika, aconselhando os
colegas a desenvolver o seu espírito de resiliência pois “ser empresário não é para todos”.

Também Alumna do Executive MBA AESE, Rita Sousa, Diretora geral da Naves Capital de Risco, mostrou que uma carreira internacional deve acautelar uma gestão ótima da network, para uma progressão tranquila, quando é planeado o regresso ao país de origem. A sessão aconteceu no âmbito do Executive Breakfast “It’s Good2Be Back”, encontro em que foram ouvidas mais experiências de expatriados contadas na 1.ª pessoa.

Os participantes do 5º GAIN, programa do sector agrícola e agroindustrial, discutiram com Miguel Costa, do Grupo Sovena, o tema d’ “A exigência dos novos desafios na gestão de commodities no Grupo Sovena”. O GAIN pretendeu orientar os dirigentes sobre o melhor modo de gerir “a volatilidade dos mercados, o risco e a supply chain”, questões que se colocam no dia a dia do Grupo Sovena”.

No Panorama veja notícias sobre …

  • A solidariedade europeia quebra não apenas pelo Leste
  • Os primeiros nascidos com manipulação genética, e os que não chegaram a nascer
  • Xabec: um decisivo impulso à formação profissional
  • “O Primeiro Homem na Lua”

Reflexões mais profundas na Documentação:

  • O que fazem os países que têm bons professores
  • Radiografia dos candidatos a docentes