Notícias > Correio da AESE n.º 738

Correio da AESE n.º 738

20 de março de 2019

Caro Alumnus / Estimada Alumna AESE,
De acordo com um estudo desenvolvido no âmbito do Projeto CV3, estima‐se que o Enoturismo cresça entre 30 % e 50 % nos próximos cinco anos, em Portugal e nos mercados internacionais. Com o objetivo de definir um plano estratégico para a fileira da Vinha e do Vinho, organizou‐se um evento subordinado ao tema da capacidade de crescimento e competitividade no setor, reunindo protagonistas nacionais e estrangeiros. Damiá Serrano, da Universidade de Barcelona, Catherine Leparmentier Dayot, da Great Wine Capitals Global Network, Linsey Gallagher, da Napa Valley, Paula Sousa, da Aveleda, Carla Rebelo, da ADECCO, e José Manso, da ADVID, foram alguns dos oradores que intervieram nesta sessão.
Nathalie Ballan, esteve na AESE em Lisboa, a convite do Programa GOS – Gestão das Organizações Sociais. A CEO da Sair da Casca, falou aos dirigentes sobre o facto da relação entre as empresas e as organizações sociais não se esgotar nos donativos. Há muito trabalho a desenvolver, inclusivamente no que toca a modernizar as instituições de cariz social, no sentido de um maior profissionalismo e orientação para as oportunidades de negócio.
Poder‐se‐á viver apenas de energias renováveis? António Sá da Costa, Presidente da APREN, respondeu a esta questão no AMEG. A sessão com os responsáveis do setor energético fomentou o debate e a reflexão sobre a penetração das fontes de energia renovável na produção de eletricidade e a forma como a eletrificação da economia contribuirá para o processo de descarbonização.
A AESE recebeu recentemente Ozo Ibeziako, ganhadora do Prémio Harambee 2019 com o seu projeto “Art of Living”. “Vidas com Impacto” foi o título do encontro que contou também com a participação de Dulce Mota. A CEO do Montepio deu testemunho dos princípios que têm norteado a sua trajetória, de maneira a cumprir os objetivos sociais e corporativos a que se propõe no exercício do cargo que agora ocupa.
São já conhecidos os vencedores do Concurso de casos da AESE em 2019. “Vista Alegre: de Ílhavo para o mundo” e “Alliance Healthcare” arrecadaram o 1.º Prémio em ex‐aequo. Saiba mais sobre o que há a aprender com estes casos.
No Panorama veja notícias sobre …
  • Os que votaram Brexit queriam soberania
  • Maternidade de substituição no Canadá: não tão altruísta
  • “Los desheredados”
Reflexões mais profundas na Documentação:
  • A imprensa e o abuso dos sacerdotes
29 Set
Lisboa | 29.Set.2020
Evento
30 Set
01 Out
02 Out
Lisboa | 02.Out.2020
Programa Executivo
02 Out
02.Out.2020
Evento
06 Out
Lisboa | 06.Out.2020
Short Program
12 Out
Online | 12.Out.2020
Short Program
19 Out
Online | 19.Out.2020
Short Program
26 Out
Online | 26.Out.2020
Short Program
29 Out
Lisboa | 29.Out.2020
Programa Executivo