Eventos > Open house no Porto

Desafios de gestão para uma nova etapa na DIA

AESE organiza um debate sobre os desafios de gestão para uma nova etapa na cadeia de supermercados DIA.


O objetivo da sessão é que o participante se coloque no lugar do novo executivo de topo de uma empresa, quando tudo muda simultaneamente na organização: propriedade, conselho de administração, direção sénior e equipa de gestão. E tudo isto enquanto a empresa vive uma situação complicada do ponto de vista do negócio e financeira.


Para isso, em primeiro lugar, será necessário abordar a evolução da empresa, desde o seu IPO até ao momento em que o novo executivo assume a responsabilidade da empresa, do ponto de vista do negócio, organização e propriedade e governação. Posteriormente, será necessário decidir que ações prioritárias seria conveniente implementar para alcançar a continuidade da empresa. Em concreto:

  • Como enfrentar o processo de assumir o controlo da empresa?
  • Quais as prioridades a ter em conta para recuperar a empresa? Que papel deve assumir o CEO? Quais as perguntas que necessitam resposta no curto prazo?
  • Que assuntos deve ver com o conselho de administração?


A empresa DIA em 2019
Em 2019, sete anos depois do seu IPO, a DIA, a terceira maior cadeia de supermercados em Espanha em vendas, atravessa a crise mais importante da sua história. Nesse ano, tinha evitado por pouco a situação de falência técnica, graças à intervenção da LetterOne, o fundo de investimento do magnata russo Mikhail Fridman, que após uma aquisição longa, complexa e controversa, se tinha tornado o acionista maioritário da empresa. Uma das primeiras decisões da LetterOne tinha sido a nomeação, em maio de 2019, de Karl-Heinz Holland como novo CEO da empresa.



Programa
17:00 – 17:15 | Receção dos participantes e Boas-Vindas
17:15 – 18:00 | Discussão em pequeno grupo do caso
18:00 – 19:15 | Discussão plenária do caso
19:15 | Encerramento dos trabalhos

Destinatários

A Open House destina-se aos candidatos ao Programa de Direção de Empresas (PDE) e ao Programa de Gestão e Liderança (PGL).

Professor

Ângel Proaño Vicente, Professor das áreas de Estratégia e Direção Geral. Colabora com o IESE e outras Escolas de Negócio em diferentes países. É, simultaneamente, consultor de diferentes empresas nesta área.

Metodologia

Método do Caso e conferência-colóquio.


A AESE inspira-se na metodologia de aprendizagem da Harvard Business School. Ao colocar os participantes em face de conflitos empresariais verídicos, os dirigentes são chamados a assumir o papel de decisores em circunstâncias semelhantes às do seu dia a dia nas organizações. Os casos constituem desafios que exigem respostas eficazes perante uma análise rigorosa de informação limitada ou até insuficiente, em contextos ambíguos ou complexos do ponto de vista político-económico. O diagnóstico individual e as decisões são negociadas com colegas experientes, talentosos e ambiciosos.

Fases do Método do Caso

O estudo individual dos casos é seguido de uma discussão em grupo.

Os Learning Teams ajudam a preparar os casos num ambiente colaborante, criando a oportunidade para pôr as ideias à prova.

As salas de aula da sede foram especialmente desenhadas a pensar no ensino com o Método do Caso.

Local

HF Tuela Porto
Rua Arq. Marques da Silva, 200 – Porto

Preço

Participação gratuita, mediante inscrição prévia.
Número de participantes limitado.
A inscrição será confirmada por email.

Data

24 de novembro de 2022

Horário

Das 17:00 às 19:30

Data limite de inscrição

22 de novembro de 2022

Ficha de inscrição

As inscrições estão fechadas para este evento.

Contactos

Porto | Carlos Fonseca

carlos.fonseca@aese.pt

Tlf (+351) 933 071 973

Contactos

Porto | Carlos Fonseca

carlos.fonseca@aese.pt

Tlf (+351) 933 071 973