Notícias > Doutoramento da Prof. Marta Lince Faria

Doutoramento da Prof. Marta Lince Faria

16/12/2021, Roma

A Professora Marta Lince Faria conquistou o grau de Doutora pela Universidade Pontificia da Santa Cruz, em Roma, com a tese em Filosofia sobre “O Bem Comum Universal em São Tomás de Aquino”. As provas foram prestradas a 16 de dezembro de 2021.


“O Bem Comum é um dos conceitos centrais da economia e da filosofia política, mas é também um dos conceitos mais equívocos que pode existir precisamente porque tanto bem como comum são ditos de muitas coisas e de muitas formas. Estudar o Bem Comum Universal em São Tomás de Aquino, acompanhando o pensamento de Aristóteles, permitiu-me descobrir que é possível construir uma filosofia política baseada numa base metafísica sólida. O texto mais importante da tese é o comentário de São Tomás de Aquino ao fim do livro XII da Metafísica de Aristóteles onde o Filósofo fala do Bem Comum do Universo. Na visão Tomista do Bem Comum Universal pode-se ver o carácter natural da sociedade política e de todas as instituições que esta contém, identifica-se também que existe um nível de ordem no universo, a ordem da justiça, que deve ser construído pela liberdade e criatividade humana guiando-se pela Lei Natural e é, finalmente, é possível resolver o delicado equilíbrio entre a dignidade de cada pessoa humana e a sua responsabilidade de dedicar-se apaixonadamente à construção de um mundo melhor para todos.”


A Prof. Maria de Fátima Carioca, Dean da AESE, felicita-a por este sucesso. “A Professora Marta Lince Faria defendeu a sua tese, «The Common Good of the Universe According to Saint Thomas Aquinas», obtendo a máxima classificação.
É com uma grande alegria que a felicitamos.

Para a Marta foi o culminar de um caminho que, com toda a sua persistência e inteligência, foi fazendo.

Para a AESE estamos gratos por termos acompanhado e acarinhado este caminho que constitui um verdadeiro “bem comum”, utilizando a expressão da Marta.

É muito bom ver fortalecido o Claustro da AESE e, no caso concreto da Marta, reconhecer como a sua investigação valoriza o pensamento e conhecimento no âmbito da Cátedra de Ética Empresarial EDP, distintiva da AESE.


Outros doutorandos encontram-se também a fazer caminho e acreditamos que, no próximo ano, teremos mais alegrias.
Ânimo! Vale a pena!”