Notícias > AESE e as Empresas

Empresas Patrocinadoras parceiras de maior atividade e eficiência na AESE

16/11/2022

A AESE recebeu a 16 de novembro de 2022, membros das Empresas Patrocinadoras da AESE, que “reconhecem o valor da missão e da maneira de ser” da Escola.


A Dean Fátima Carioca deu-lhes as boas vindas, com “uma nota sobre o ano letivo e as perspetivas para o ano de 22-23”.


“Já todos entendemos e vivemos a magnitude e a velocidade da mudança. Uma mudança que ainda mal começou e que continua a surpreender-nos constantemente: não só no campo da tecnologia, da economia e das ciências em geral, mas também nas aspirações das pessoas, na cultura ou no cenário geopolítico.


Todos nós, pessoalmente, as empresas que servis e a AESE estamos expostos ao mundo. Todos fazemos parte do mundo. E a verdade que toda esta maré de mudança afeta-nos, interessa-nos e interpela-nos.


Mas, na AESE, enquanto escola de líderes, somos desafiados a um compromisso maior: trata-se assumir com realismo, confiança e esperança as responsabilidades a que nos chama este cenário de um mundo que tem necessidade de ser reinventado de forma profunda.”


Perante a incerteza dos “tempos diferentes”, há que responder com “inovação e audácia para ousar romper a inércia e correr riscos, para questionar os paradigmas vigentes, propor nova soluções, novos modelos, novos caminhos, ser sensível aos desafios da sociedade e do ambiente.”


Estes tempos “exigem que prepararemos líderes sempre curiosos e abertos à aprendizagem, com a humildade necessária a aprender com outros. Exigem Líderes que não reajam apenas à mudança, mas sejam eles próprios semeadores da mudança.”


“Na AESE, com a passagem pela pandemia, fizemos acontecer a mudança, reforçando a inovação, a flexibilidade, a capacidade de adaptação, a agilidade e a audácia.


Na verdade, 2021/2022 saldou-se como “um ano muito generoso e gratificante, de crescimento acelerado, na linha do anterior e acompanhando a onda da rápida recuperação económica.


Em concreto, realizámos mais 20% de programas: replicando os tradicionais, longos e profundamente transformadores, mas aventurando-nos em novas geografias e abrindo novas oportunidades.”


Além disso, “foi também um ano de fazer melhor: em termos de eficiência e de resposta a quem servimos.


Os inúmeros programas customizados em que nos multiplicámos (em concreto triplicámos) são exemplo disso mesmo. Em todos eles cocriámos programas únicos, inovadores, endereçando os desafios concretos com que cada uma das empresas com que colaborámos se colocava.”


O Alumni Learning Program levado “a cabo com o Agrupamento de Alumni”, integrou 22 sessões, numa excelente resposta à urgência da imprescindível atualização por parte dos Líderes.


“Um dos momentos altos do ano foi certamente a primeira edição do Prémio Aluno Notável, atribuído ao Dr. Paulo Macedo, aluno do 26.º PADE, num reencontro entre a Escola e os seus Alumni de que todos sentíamos saudades.


Mas o impacto da AESE é apenas possível devido a um exercício de compromisso, empenho e generosidade de uma fantástica comunidade de pessoas e instituições parceiras constituída por mais de 8000 Alumni, mais de 100 professores e colaboradores, a pertença a uma rede de 16 escolas associadas do IESE, que se constitui como a maior rede de business schools a nível mundial e ainda um conjunto notável de empresas que nos apoia e onde todos vós se incluem.”


A Dean da AESE manifestou as linhas mestras para o futuro que se avizinha, na medida em que “ambicionamos mais e melhor”, trabalhando “diariamente, a preparar líderes, que com responsabilidade e saber, integridade e espírito de serviço, com o intuito de deixar uma marca positiva “no presente e o futuro das pessoas e do mundo”.


Depois do jantar, o Prof. Dias Gimenez, do IESE, partilhou a sua visão sobre o mundo em 2050, havendo lugar para troca de perspetivas e experiências entre o Professor e a assistência.