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Enoturismo vai fazer aumentar 50 % as vendas à porta das quintas

12/03/2019, Lisboa

O turismo será o principal motor do crescimento do setor do vinho em Portugal nos próximos anos. Com o investimento que tem sido feito no enoturismo pelo mundo fora, os estudos preveem que as vendas à porta das instalações aumentem de valor entre 30 % e 50 % nos próximos cinco anos, em todos os mercados, incluindo Portugal.

Esta subida dará às empresas do setor uma margem adicional significativa, para além de qualificar as imagens das respetivas marcas, o que é considerado “muito relevante” por 96 % dos produtores portugueses. Os dados foram recolhidos pelo Projeto CV3 – Criação de Valor na Vinha e no Vinho, uma parceria da AESE Business School e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) para a realização de estudos e eventos sobre a economia do vinho, em contexto académico. O Projeto CV3 conta com parceiros como: o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária – INIAV, a ADVID – Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense e a consultora PwC Portugal.

“Enoturismo: como crescer e competir”: o ponto de encontro dos atores do cluster da Vinha e do Vinho

Decorrente das conclusões da investigação, o Projeto CV3 promoveu o evento “Enoturismo: como crescer e competir”, a fim de juntar alguns dos protagonistas do setor. “O enoturismo posiciona-se como uma vertente importante da atividade da indústria do vinho e contribui para criar valor através de três pilares complementares”, afirma o Prof. José Ramalho Fontes, Presidente da AESE e um dos mentores do Projeto CV3: “a afirmação de uma oferta turística diferenciada, o reforço da geração de valor no setor da vinha e do vinho e o fortalecimento de um motor de desenvolvimento económico e de ordenamento do território”.

No evento do dia 13 de março, Damiá Serrano, Professor de Turismo Eno-gastronómico da Universidade de Barcelona, debruçou-se sobre a questão do “Enoturismo 4.0” e Catherine Leparmentier Dayot, Managing Director da Great Wine Capitals Global Network, contou a “experiência de 10 anos de Enoturismo em Bordéus”. Linsey Gallagher, President Visit Napa Valley Organization, fez-se representar por uma intervenção em vídeo, na qual visou a importância da “Região Vitivinícola trabalhar para um objetivo comum”.

Houve ainda um painel votado ao tema dos Recursos Humanos e o Enoturismo. Nele participaram Paulo Morais Vaz, Diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro e Lamego, Carla Rebelo, CEO da Adecco Portugal, Paula Sousa, Diretora de Enoturismo da Aveleda, e Ana Rodrigues, Diretora de Enoturismo da Symington. A moderação ficou a cargo de António Roquete, Diretor de Enoturismo do Esporão.

Coube a José Manso, Presidente da ADVID, encerrar o evento, avançando com notas sobre o otimismo do futuro do Enoturismo, quando devidamente assente em métricas sobre o valor trabalho concretizado na área da vinha e do vinho.