Notícias > Executive MBA

Escola Naval recebe Capstone do Executive MBA AESE

08/07/2022

O grupo do 20.º Executive MBA reuniu-se na Escola Naval, no perímetro militar do Alfeite.


Após a receção pelo 2.º Comandante, foram encaminhados numa visita ao Simulador de Navegação – CTEN Vacas de Carvalho e ao navio-patrulha oceânico NRP Viana do Castelo, pertencente à Marinha Portuguesa. Posteriormente, o Contra-Almirante Gameiro Marques, Diretor do Gabinete Nacional de Segurança, apresentou as ameaças híbridas que os líderes Navais devem ter em atenção, fruto das particularidades dos desafios vividos na atualidade.


De seguida, o 20.º Executive MBA AESE assistiu a uma palestra do Contra-Almirante Comandante da Escola Naval, Antunes Rodrigues, que versou sobre “Liderança Estratégica e Pensamento Estratégico – competências nucleares dos líderes estratégicos”.


Os alunos receberão o diploma de conclusão do programa da AESE, no dia 23 de julho de 2022.



Sobre a Escola Naval
Fundada em 1782, com a denominação de Academia Real dos Guardas-Marinhas, teve a 1.ª sede localizada no Terreiro do Paço, em Lisboa, com a missão de “formar os oficiais da Armada Real”.


“Em 1845, a Academia Real dos Guardas-Marinhas de Portugal, passa a denominar-se de Escola Naval por decreto de D. Maria II”, após o embarque com o Rei e a Corte para o Brasil (1807) e o regresso à metrópole (1825). As suas instalações foram transferidas para o Alfeite, local onde permanece até à data. “A instituição é uma unidade orgânica autónoma universitária, integrada no Instituto Universitário Militar, destinada a formar os Oficiais da Marinha Portuguesa”.


Cabe aos militares o respeito pelos valores de: obediência, autoridade, disponibilidade, tutela, lealdade, zelo, camaradagem, responsabilidade, isenção política, sigilo, honestidade, correção e aprumo.