Notícias > GOS

Está na altura de fazer diferente

10/11/2022

“Crescemos a ouvir que juntos somos mais fortes, apercebemo-nos de que isso é verdade quando o vivenciamos, mas, no dia-a-dia, esquecemo-nos de tornar esta ideia realidade. Umas vezes, porque a vida acelera e temos de responder àquilo que se torna urgente, sem grande capacidade de reflexão, outras vezes, porque temos medo das consequências de nos associarmos, pedirmos ajuda ou partilharmos caminho com outros. E, se isto é real em tudo o que nos rodeia, mais se intensifica quando falamos de uma possível concorrência.” Mariana Mira Delgado, participante no GOS e Alumna do Executive MBA AESE, é a Diretora Financeira do Movimento Defesa da Vida (MDV) e conta como foi possível contrariar esta tendência, estabelecer parcerias e alcançar objetivos por um bem maior.


“Infelizmente, a área social, área que representa a solidariedade e a preocupação com o próximo e com o bem comum, vive esta realidade muito mais do que devia.


Existe, muitas vezes, o medo de partilhar uma resposta a um problema, porque o outro pode-nos ultrapassar, o medo de partilhar contactos de parceiros, porque podemos ficar esquecidos, o medo, o medo, o medo…. Mas é possível pensar e fazer diferente.


É possível acreditar que todos temos como objetivo – provavelmente utópico – chegar a um ponto onde as organizações em que trabalhamos deixam de ser necessárias porque os problemas a que respondem deixaram de existir.


É possível acreditar que partilhar dores de crescimento, nos faz, a todos, crescer mais e mais saudáveis. Que partilhar riscos e aventuras nos leva por caminhos novos, onde evoluímos mais, além dos nossos olhos e perspetivas.


Foi com esse intuito que a Casa dos Rapazes e o Movimento Defesa da Vida (MDV) se juntaram, porque querem consertar mais vidas, porque perceberam que, embora pudessem ser, eventualmente, concorrentes, têm como fim último o crescimento estável, saudável e feliz, das crianças que delas precisam. E foi por isso que, a eles, se juntaram o Tiago Bettencourt e o Casino do Estoril. O resultado? Uma noite memorável com um alinhamento perfeito, e a certeza de que nenhuma destas organizações jamais caminhará sozinha.”


É com muita satisfação que a Prof. Cátia Sá Guerreiro, Diretora do GOS da AESE, comenta esta parceria inspiradora. “A Casa dos Rapazes e o Movimento Defesa da Vida (MDV) são duas entidades que participaram no Programa de Gestão de Organizações Sociais (GOS). No passado dia 10 de novembro viveram uma iniciativa conjunta, em prol de objetivos comuns que se concretizam no dia a dia de forma diferente. São entidades com carismas distintos, com caminhos únicos, com histórias singulares e que ousaram juntar-se e fazer diferente.”