Excelling Leadership: uma semana internacional intensiva na AESE

7/09/2022

De 7 a 10 de setembro de 2022


A AESE recebeu de 7 a 10 de setembro alunos de MBA, oriundos da Universidade de Meiji, da Cracow School of Business e da Donau University, que se juntaram aos participantes do Executive MBA AESE. “Excelling leadership” é uma das experiências internacionais intensivas que o programa proporciona, numa lógica de intercâmbio de experiências com escolas parceiras de referência, na troca de experiências e no cultivo de uma rede de contactos à escala global.


O encontro contou com sessões ministradas pelos Professores do IESE: Joaquim Vilà, Professor de Gestão Estratégica, Pedro Videla, responsável académico e Professor de Economia, e Sebastian Reiche, responsável académico e Professor na disciplina de Managing People.


O conhecimento e as competências adquiridas fomentaram nos participantes “uma maior capacidade de gestão e de empreendedorismo”. Paralelamente ao alargamento de horizontes e à criação de uma rede de contactos internacional, as sessões focaram as tendências do contexto global, que os líderes de sucesso não poderão descurar.



Global Trends, por Pedro Videla
Pedro Videla apresentou uma visão geral da economia mundial e analisou as tendências sentidas a nível mundial. Nos países mais desenvolvidos, conforme a cartografia do PIB global, verifica-se o outsourcing de instituições melhores e a óbvia diferença existente entre países com incentivos económicos e com carência dos mesmos. “É patente a iniquidade existente no mundo”.


O crescimento económico da China nos anos 80, do sec. XX, marcou um ponto de viragem na economia global. O Professor desenvolveu o impacto que teve esta mudança na divisão do trabalho e no comércio. A política de incentivos foi determinante para a evolução económica extraordinária da China, encontrando solução para o problema de pobreza e fome que grassava no país, multiplicando por 5 o PIB e aumentando em 35% o PIB per capita. Pedro Videla observou as razões do aumento demográfico no oriente e os motivos do fenómeno inverso ocorrido a ocidente, contabilizando as tensões bélicas ocorridas ao longo do último século, assim como o reflexo da geopolítica na realidade económica atual.



O que dizem os participantes

“My students have attended. And I can say they are very happy with the experience :)”
Agnieszka Żur, Adjunct Professor at Cracow University of Economics