Howdy, ritalago
Howdy, ritalago

Programas Sectoriais > Direção de Empresas Agrícolas e Agroindustriais

Direção de Empresas Agrícolas e Agroindustriais

“O setor agroalimentar foi o motor da economia da União Europeia durante a pandemia.
Na década da transição digital este é um setor altamente tecnológico, que pratica uma agricultura moderna e de precisão, com forte aposta na inovação e no conhecimento, baseada num equilíbrio adequado entre a sustentabilidade ambiental, social e económica.
Este é um setor virado para o mercado global que enfrenta enormes desafios e importa garantir que as empresas do agroalimentar estejam munidas de ferramentas de gestão, que podem encontrar neste programa.”

Gonçalo Santos Andrade
Diretor do Programa

DIMENSÃO INTERNACIONAL

O GAIN inclui um bloco de sessões no Instituto Internacional San Telmo, em Sevilha, e a inscrição na Food and Beverage Industry Meeting, em Barcelona.

Objetivos

  • Melhorar a capacidade de análise e decisão
  • Consolidar conceitos de inovação e empreendedorismo
  • Desenvolver a capacidade estratégica de abordagem a novos mercados e realidades
  • Capacitar a gestão da sua Organização para a internacionalização
  • Compreender melhor a própria Organização, no confronto com diferentes estratégias e modelos de negócio
  • Confrontar, na interação com os outros participantes, as suas práticas de gestão
  • Adquirir uma perspetiva abrangente das novas tendências da economia global
  • e melhorar o autoconhecimento e as capacidades diretivas

Perfil dos participantes

Empresários e Dirigentes do setor agroalimentar que pretendem atualizar conhecimentos, consolidar e adquirir competências, aprofundar e partilhar experiências de negócios.

 

Estrutura do programa

Temas que vão ser abordados no GAIN:

  • A empresa e o todo;
  • Materialização da promessa;
  • Conhecer os clientes e a concorrência;
  • As dimensões financeiras, de controlo e contabilidade;
  • Motivação e liderança.

Os conhecimentos e competências adquiridos e desenvolvidos ao longo do programa são complementados por conferências dadas por oradores de referência.

Conselho Consultivo do GAIN

O Conselho Consultivo do GAIN, composto por 25 membros, maioritariamente empresários e executivos do setor agroindustrial e atividades conexas, visa aconselhar e auxiliar a Direção do Programa, prestando assessoria no que diz respeito às orientações estratégicas do Programa, em termos de adequação às necessidades de formação de Executivos no setor agroindustrial e distribuição alimentar.

Método do caso

Liderar só se aprende… liderando

Ao colocar os participantes em face de conflitos empresariais verídicos, os dirigentes são chamados a assumir o papel de decisores em circunstâncias semelhantes às do seu dia a dia nas organizações. Os casos constituem desafios que exigem respostas eficazes perante uma análise rigorosa de informação limitada ou até insuficiente, em contextos ambíguos ou complexos do ponto de vista político-económico. O diagnóstico individual e as decisões são negociadas com colegas experientes, talentosos e ambiciosos.

É por isso que a aprendizagem na AESE é inspirada no modelo da Harvard Business School e desenvolvido à imagem do IESE Business School.

Atualmente, o Método do Caso destaca-se como um meio sofisticado, orientado para a transformação de talento potencial dos participantes em poderosa capacidade na tomada de decisões. 


Os casos produzidos pelos professores e participantes dos programas da AESE Business School integram a base de dados da ECCH, o mais utilizado repositório mundial de casos ao serviço das Business Schools internacionais.


Fases do Método do Caso

  • Estudo individual: Leitura e estudo de cada caso, de modo a analisar os factos, alternativas e decisões que nele se desenrolam.
  • Trabalho de grupo: A riqueza deste passo reside no facto de cada um dos participantes apresentar abordagens e soluções com base na sua formação e experiência profissional. As várias abordagens são também uma excelente oportunidade para examinar os diferentes critérios de direção.
  • Sessão geral: Com uma visão mais ampla e já fruto do exame efetuado nas duas fases anteriores, o professor dirige e coordena o debate, sintetiza os aspetos principais do caso, relaciona com as teorias mais significativas, e realça os valores e opções relevantes, atendendo às várias alternativas e aos possíveis critérios de decisão.

    Duração

    O GAIN realiza-se de 22 de fevereiro a 27 de abril de 2022, em Lisboa


    A semana internacional no Instituto Internacional San Telmo, em Sevilha, para a participação no Food and Beverage Industry Meeting, em Barcelona, realiza-se de 20 a 21 de abril de 2022.


    O GAIN é compatível com o trabalho profissional, requerendo a presença semanal dos participantes nas sessões de trabalho, durante dois meios-dias.


    Os conhecimentos e competências são adquiridos e desenvolvidos ao longo de 7 blocos de dois dias, em sessões de 1h15 cada, complementadas por conferências dadas por oradores de referência.


    O GAIN decorre quinzenalmente, em 2 dias completos por semana. As sessões realizam-se habitualmente às terças e quartas feiras, das 9h00 às 18h30. 

    Idiomas

    Português e Espanhol

    Preço

    7.000 € + IVA

    Inclui um bloco de sessões no Instituto Internacional San Telmo, em Sevilha e a participação na Food and Beverage Industry Meeting, em Barcelona.”

    Testemunhos

    
    José Pereira Palha
    ANPOC

    "O GAIN fez com que olhasse para o dia a dia da minha empresa com um olhar muito mais crítico, muito mais atento! Relembrei conceitos e adquiri muito conhecimento, na minha vida, foi das experiências mais enriquecedoras que tive, enquanto gestor e enquanto pessoa!"

    José Pereira Palha | ANPOC

    Isabel Cortinhas
    Vitacress Portugal

    "Em tempos de clara mudança é fundamental que as empresas agrícolas e agroindustriais estejam bem preparadas e se rodeiem dos recursos adequados aos constantes desafios. O programa do GAIN aporta essa dinâmica munindo gestores e dirigentes de empresas agrícolas e do sector agroindustrial com as ferramentas certas para dinamizarem a mudança, para enriquecerem a sua forma de agir, para mudarem, se necessário, o rumo de atuação de forma a fazerem sempre mais e melhor."

    Isabel Cortinhas | Vitacress Portugal

    Rodrigo Vinagre
    COTHN e Torriba

    O GAIN é uma semente que nos é dada para tratar e cuidar e quanto melhor o fizermos mais e melhores frutos vamos colher. É também uma rede de network que traz uma série de sinergias que podemos e devemos aproveitar para a nossa vida pessoal e empresarial!!!

    Rodrigo Vinagre | COTHN e Torriba

    Sandra Pires
    Hidrosoph

    “O conhecimento que adquiri foi aplicado de imediato nas minhas responsabilidades profissionais, preenchendo lacunas e permitindo-me chegar mais rapidamente às soluções dos problemas. Tirei um enorme benefício da discussão dos casos e dos debates de ideias com os outros participantes.”

    Sandra Pires | Hidrosoph

    Ficha de pré-inscrição

    As inscrições estão fechadas para este evento.

    Logo contactos

    Contactos

    Catarina Lourenço

    catarinaigl@aese.pt

    Tlf (+351) 217 221 530

    Contactos

    Catarina Lourenço

    catarinaigl@aese.pt

    Tlf (+351) 217 221 530

    Formação Relacionada