“O GAIN ajuda a olhar para o passado, a situar no presente e a preparar o futuro; e toda esta atividade de pensamento – partilhada e enriquecida com os parceiros do vasto Setor Agroalimentar e afins ou players que se situam a montante ou jusante da atividade – possibilita mudanças, induz alterações, suscita transformações”.
José Fraústo Ferreira
Diretor do GAIN
DIMENSÃO INTERNACIONAL
O Programa inclui um bloco de sessões no Instituto Internacional San Telmo, em Sevilha e um Seminário Internacional em Lisboa, com participantes de programas da rede de escolas AESE/ IESE e professores e oradores de renome oriundos de países da América Latina e Espanha.
Objetivos
Melhorar a capacidade de análise e decisão
Consolidar conceitos de inovação e empreendedorismo
Desenvolver a capacidade estratégica de abordagem a novos mercados e realidades
Capacitar a gestão da sua Organização para a internacionalização
Compreender melhor a própria Organização, no confronto com diferentes estratégias e modelos de negócio
Confrontar, na interação com os outros participantes, as suas práticas de gestão agrícola
Adquirir uma perspetiva abrangente das novas tendências da economia global
Melhorar o autoconhecimento e as capacidades diretivas
Perfil dos participantes
Empresários e Dirigentes do setor agroalimentar que pretendem atualizar conhecimentos, consolidar e adquirir competências, aprofundar e partilhar experiências de negócios.
Estrutura do programa
Temas que vão ser abordados no GAIN:
A empresa e o todo;
Materialização da promessa;
Conhecer os clientes e a concorrência;
As dimensões financeiras, de controlo e contabilidade;
Motivação e liderança.
Os conhecimentos e competências adquiridos e desenvolvidos ao longo do programa são complementados por conferências dadas por oradores de referência.
Método do caso
Liderar só se aprende… liderando.
Ao colocar os participantes em face de conflitos empresariais verídicos, os dirigentes são chamados a assumir o papel de decisores em circunstâncias semelhantes às do seu dia a dia nas organizações. Os casos constituem desafios que exigem respostas eficazes perante uma análise rigorosa de informação limitada ou até insuficiente, em contextos ambíguos ou complexos do ponto de vista político-económico. O diagnóstico individual e as decisões são negociadas com colegas experientes, talentosos e ambiciosos.
É por isso que a aprendizagem na AESE é inspirada no modelo da Harvard Business School e desenvolvido à imagem do IESE Business School.
Atualmente, o Método do Caso destaca-se como um meio sofisticado, orientado para a transformação de talento potencial dos participantes em poderosa capacidade na tomada de decisões.
Os casos produzidos pelos professores e participantes dos programas da AESE Business School integram a base de dados da ECCH, o mais utilizado repositório mundial de casos ao serviço das Business Schools internacionais.
Fases do Método do Caso
Estudo individual: Leitura e estudo de cada caso, de modo a analisar os factos, alternativas e decisões que nele se desenrolam.
Trabalho de grupo: A riqueza deste passo reside no facto de cada um dos participantes apresentar abordagens e soluções com base na sua formação e experiência profissional. As várias abordagens são também uma excelente oportunidade para examinar os diferentes critérios de direção.
Sessão geral: Com uma visão mais ampla e já fruto do exame efetuado nas duas fases anteriores, o professor dirige e coordena o debate, sintetiza os aspetos principais do caso, relaciona com as teorias mais significativas, e realça os valores e opções relevantes, atendendo às várias alternativas e aos possíveis critérios de decisão.
Parcerias
O GAIN inclui um bloco de sessões no Instituto Internacional San Telmo, em Sevilha.
Duração
O GAIN realiza-se de janeiro a abril de 2022, em Lisboa
Os conhecimentos e competências são adquiridos e desenvolvidos ao longo de 7 blocos de dois dias, em sessões de 1h15 cada, complementadas por conferências dadas por oradores de referência. O programa inclui um bloco de sessões no Instituto Internacional San Telmo, em Sevilha.
O GAIN decorre quinzenalmente, em 2 dias completos por semana. As sessões realizam-se às terças e quartas feiras, das 9h00 às 18h30.
O preço inclui: a viagem e sessões no Instituto Internacional San Telmo, Sevilha, a documentação e o material de apoio, o catering e o parque de estacionamento na AESE