Short Programs > Estratégias de Marketing para o sucesso das empresas, produtos e serviços

Good Strategy, Bad Strategy

Uma boa estratégia é algo simples de explicar.
Não necessita de muitos slides, charts ou tabelas. É normalmente uma ideia muito simples. Em contrapartida uma má estratégia não é o contrário de uma boa estratégia.


Enquanto boa estratégia trata de identificar uma ou duas questões críticas para o sucesso de uma iniciativa, definir uma orientação política adequada e por fim, ter uma ação coerente, a má estratégia é uma reivindicação de boas intenções, disfarçadas de um plano de ação.


Estratégia também é muitas vezes vista como a identificação das forças e fraquezas, das oportunidades e ameaças de uma iniciativa seja pessoal ou empresarial. No entanto, esta abordagem sem uma política de orientação e um plano de ação coerente, não passa de um mero diagnóstico.


Identificar o que se faz ,ou se quer fazer, de diferente, melhor que os concorrentes e que satisfaz uma necessidade dos clientes é fundamental, mas não determinante.


Transformar a estratégia em ações da vida real, portanto, não é tarefa fácil. Sem surpresas, este é o desafio número um dos CEO’s em todo o mundo, lutando para a sua execução.


Muitas estratégias pensadas laboriosamente, podem pecar de defeitos impercetíveis introduzidos no momento da sua conceção e consequentemente limitando a sua boa execução. Este facto pode transformar um passo vital para as empresas numa experiência frustrante e penosa, que pode chegar a inviabilizar excelentes ideias, produtos e serviços.


Recorrendo a exemplos reais e case studies, provenientes do mundo empresarial e da história política e comercial, este short program de um dia, estimula os participantes a formular as suas estratégias, identificar os erros típicos e eliminá-los com assertividade, construindo a “boa estratégia “.

Objetivos

‏‏No final do short program é esperado que os participantes consigam:

  • Identificar os ingredientes basilares para a construção de uma boa estratégia comercial e empresarial
  • Saber identificar e criticar os erros típicos que afetam a formulação da estratégia
  • Saber encontrar os fatores críticos de sucesso das estratégias empresariais e comerciais, baseadas nas vantagens competitivas, na diferenciação e transformá-las em políticas comerciais coerentes, assim como em planos de ação.

    Destinatários

    Este short program é dirigido a Diretores-gerais, diretores de equipas ou projetos, comerciais, qualquer executivo ou profissional que tenha necessidade de conceber, formalizar, gerir ou implementar a estratégia competitiva da empresa com base nos produtos ou serviços.
    Destina-se também a Empreendedores e start-ups que necessitem de materializar a transformação das suas ideias em produtos e serviços.

    Professores

    Ramiro Martins, Professor de Política Comercial e Marketing da AESE

    Metodologia

    O programa compreende conferências, a discussão de case studies e por um exercício individual e coletivo de:

    • Diagnóstico de boas estratégias e más estratégias
    • Formulação de uma boa estratégia
    • Criação das políticas de orientação e de um plano de ação em conformidade;


    No final do programa, alguns planos estratégicos criados pelos participantes serão analisados em plenário.

    Local

    AESE Business School
    Edifício AESE, Calçada de Palma de Baixo, 12, 1600-177 Lisboa

    Preço

    Early bird até um mês antes da data de realização | 440 €
    Membros Agrupamento Alumni e Empresas patrocinadoras do Agrupamento de Alumni da AESE | 424 €
    Geral | 550 €


    A todos os preços acresce o IVA à taxa em vigor. Confirmação de inscrições sujeitas a pagamento prévio.


    A todos os preços acresce o IVA à taxa em vigor.
    Confirmação de inscrições sujeitas a pagamento prévio. 

    Data

    9 de novembro de 2021

    Horário

    Dia completo

    Data limite de inscrição

    4 de novembro de 2021

    Ficha de inscrição

    Ao proceder à sua inscrição, a AESE fará o tratamento dos dados pessoais, de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados para, designadamente, elaborar a lista de inscrição, criar crachá e/ou placa de identificação, elaborar a lista de participantes e/ou proceder à respectiva faturação, bem como o registo de imagens e fotografia ou vídeo no âmbito da atividade da AESE.

    * Preenchimento Obrigatório

    Contactos

    Filomena Gonçalves

    shortprograms@aese.pt

    Tlf (+351) 217 221 530

    Contactos

    Filomena Gonçalves

    shortprograms@aese.pt

    Tlf (+351) 217 221 530