Eventos > Sessão Alumni Learning Program – Itinerário Assembleia

Internacionalização: De fornecedor local a player global

O processo de internacionalização de uma Empresa exige Visão/Propósito, monitorização atenta do mercado, Ousadia e Coragem, Capacidade de Negociação e um cuidado Planeamento da Execução pré e pós Operação. As coisas complicam-se um pouco mais se o negócio da Empresa é de bens não transacionáveis.


O sucesso da Internacionalização do Grupo EDP demonstra-o bem. Enfrentando, adicionalmente, ao longo do processo, uma mudança de paradigma do Setor – a descarbonização da energia- o Grupo EDP, líder internacional na transição energética, está presente, hoje, em 19 países, em 4 continentes. É, a nível mundial, a quarta maior empresa de produção de energia eólica e conta com 80% da energia produzida a partir de fontes renováveis, distribuída a mais de 11 milhões de clientes em todo o mundo.


A perspectiva de uma crescente internacionalização, fomentada pela globalização e liberalização do mercado energético, através de políticas europeias adoptadas no final do século XX, fez parte de uma Visão estabelecida há mais de 20 anos e implementada desde então.


A internacionalização ocorreu em três fases: a primeira e segunda corresponderam ao início da expansão internacional do Grupo para o Brasil e Espanha, respectivamente, e a terceira, já no novo paradigma energético que soube antecipar, abrangeu a expansão na área das “energias limpas” através da EDP Renováveis, a partir de 2007, que induziu a entrada em novos mercados internacionais.

Professores

Miguel Stilwell de Andrade é atualmente o CEO Interino e CFO da EDP.
Tem um MBA da MIT Sloan School of Management (Cambridge, MA) e é licenciado com Distinção pela Universidade de Strathclyde (Escócia) com um M. Eng em Engenharia Mecânica. Iniciou a sua carreira no UBS Investment Bank, em Londres, tendo passado para o setor energético em 2000. Desde então desempenhou funções de liderança na EDP, incluindo CEO da EDP Espanha, CEO da EDP Comercial e foi membro do Conselho de Administração da EDP Distribuição. Antes disso, como Diretor da área de Estratégia e Desenvolvimento Corporativo / M&A do Grupo EDP, liderou várias operações de aquisição de empresas que deram origem à EDP Renováveis, participou em várias fases de privatização da EDP e nas Operações Públicas de Venda da EDP Brasil e da EDP Renováveis.

Local

Online

Preços

Membros do Agrupamento de Alumni da AESE | Gratuito
Alumni e Geral | 40 €

Data

26 de novembro de 2020

Online

18:00

Data limite de inscrição

23 de novembro de 2020

Ficha de inscrição

Contactos

Luís Dias
Tlf (+351) 217 221 530

Contactos

Luís Dias
Tlf (+351) 217 221 530