Claustro > Juan Toríbio

Juan Toríbio

Economia, Finanças, Controlo e Contabilidade
Visiting Professor

Professor Toribio formou-se com um B.Sc. em economia pela Universidade de Barcelona. Concluiu o Programa Internacional de Professores (ITP) da Harvard Business School, além de se fazer um M.A. e Ph.D. em economia pela Universidade de Chicago.

O Professor Toribio teve uma carreira longa e bem-sucedida nos setores público e privado, bem como na academia.

No setor público, iniciou a sua carreira como economista do Banco de España. Posteriormente, tornou-se um funcionário senior, trabalhando primeiro como secretário geral encarregado de política financeira no Ministério das Finanças da Espanha. De 1996 a 1998, foi diretor executivo do Fundo Monetário Internacional, com sede em Washington, D.C.

No setor privado, o Professor Toribio foi presidente de várias empresas financeiras e de investimento, como o CaixaBank Monaco e o InverBan, S.V.B. Também foi membro do Conselho de empresas como La Caixa, Nestlé, Abertis Telecom, InverCaixa (agora La Caixa Corporate Finance) e Xfera (agora Yoigo). Anteriormente, ocupou o cargo de diretor de pesquisa em vários bancos, incluindo o Banco Urquijo e o Banco Hispano Americano.

Foi membro do Conselho de várias instituições e empresas sem fins lucrativos. Foi presidente do Instituto Espanhol de Analistas Financeiros (IEAF) de 1982 a 1988, vice-presidente do Mercado de Futuros e Opções Financeiros (MEFF) de 1988 a 1996, presidente da Associação Espanhola de Intermediários de Ativos Financeiros (AIAF) de 1986 a 1996, membro do Conselho de Administração da Federação Europeia de Sociedades de Analistas Financeiros de 1982 a 1988, presidente da Fundação CODESPA e membro do Conselho do Círculo de Economia em Barcelona.

O professor Toribio também participou nos Conselhos da Amper e no ITM Club e no Conselho Consultivo da Abertis. Foi palestrante semanal no programa de televisão da CNN + Economía a fondo (“A Economia em Profundidade”).
As atividades de pesquisa e ensino do professor Toribio focam-se em: economia empresarial, teoria monetária, economia internacional, economia da União Europeia e instituições financeiras. Publicou inúmeros artigos académicos e profissionais, e estudos de caso publicados sobre essas questões.

O Professor Toribio escreveu os livros “A crise do subprime e suas lições” (“A crise do subprime e suas lições”, Banco Caminos, 2008), “Globalização, desarrollo y pobreza” (“Globalização, Desenvolvimento e Pobreza”, Círculo de Empresários, 2003), e “O sistema financeiro espanhol: seu funcionamento e reforma” (“O sistema financeiro espanhol: sua operação e reforma”, Orbis, 1986).


Áreas de interesse

  • Alianças estratégicas em Supply Chain, Manufatura e Logística
  • Otimização das operações globais da cadeia de suprimentos nos setores industriais
  • Gerenciamento estratégico de terceirização na Ásia
  • Gerenciamento de Projetos
  • Liderança em inovação e sistemas em gestão de operações


Página pessoal no IESE