Notícias > Entrega de diplomas ao 20.º Executive MBA AESE

Learners and Leaders

23/07/2022

Os participantes da 20.ª edição do Executive MBA AESE concluíram a jornada com a entrega de diplomas realizada na AESE, a 23 de julho de 2022.


O Prof. Agostinho Abrunhosa acolheu o grupo, os seus familiares e amigos, dando continuidade ao trabalho iniciado pelo Diretor de Programa, José Miguel Pinto dos Santos.

 


Líderes empreendedores, corajosos e criativos

“Todos se empenharam com profissionalismo, esforço, espírito de equipa e paciência para lidar com os imponderáveis ligados à pandemia”, referiu o Prof. Adrián Caldart, Presidente do Comité do Executive MBA AESE, ao felicitar a turma pela consecução deste grande objetivo.


Ao longo da formação, o Professor sublinhou “a confiança e a amizade que se foi desenvolvendo” entre os participantes. “Esperam-nos tempos de mudanças profundas e algumas dificuldades de magnitude e complexidade para todos que têm a tarefa de liderar organizações na Europa.” “São tempos que criam incerteza e tensões fortes dentro dos países e destes entre si, mas também de oportunidades impossíveis de imaginar, há poucos anos.” Adrián Caldart chamou a atenção dos presentes para a missão de, enquanto líderes, serem chamados a ser empreendedores, criativos e corajosos”, em face dos desafios da ordem do dia.

 


 “Não passem por entre os pingos da chuva… escolham ser atores”

Paulo Macedo, Presidente da Comissão Executiva da CGD, Alumnus da AESE e convidado da Escola para proferir a oração de sapiência, deu os parabéns aos diplomados por terem escolhido estes 2 anos como tempo de valorização, decidindo realizar o Executive MBA, enquanto outros associarão este período à pandemia.


Competências, Conhecimento e Networking foram os 3 pilares identificados por Paulo Macedo como os alicerces para assumir a autoria da vida de um líder.


Ser um exemplo e atingir resultados são expectativas que os diplomados com um programa de MBA terão de lidar no seu dia-a-dia. O retorno financeiro, a capacidade de motivação e inspiração, de planeamento e organização devem ser procurados com persistência: nisto consiste a liderança efetiva. “Não passem por entre os pingos da chuva”, “escolham ser atores”: “sem medo, sem provocar medo e libertando”.


“Estamos no ponto”

“Hoje saboreamos o doce da conquista de um objetivo”. Humberto Martins, Presidente do 20.º Executive MBA, brincou com a “receita secreta” do sucesso: dos participantes, aos professores, passando pela preparação rigorosa dos casos, as sessões com conferencistas convidados que ofereceram novas abordagens sobre a realidade dos negócios e das organizações, e as semanas internacionais. “Dois anos depois, após a confeção de novos saberes, deste aprimorar de maiores competências e deste temperar de melhores capacidades… em suma, estamos no ponto.”


“Passámos também por uma transformação pessoal. Dominamos melhores técnicas e estratégias. Estamos melhor preparados para acrescentar valor aos nossos desafios profissionais. Somos gestores de equipas e de negócios mais capacitados. Temos a atenção mais sintonizada nas mudanças necessárias e inevitáveis.” “Termos escolhido esta escola com estes valores” trouxe uma responsabilidade acrescida, em matéria de “exemplo e de liderança”, como “elo de ligação entre as pessoas”, num mundo cada vez mais virtual.


A relação com a AESE: uma aliança duradoura

António Gameiro Marques, Diretor do Agrupamento de Alumni da AESE, Alumnus da Escola e Diretor-geral do Gabinete de Cibersegurança em Portugal, falou aos agora Antigos Alunos da rede de colegas e amigos que todos os participantes ganham, uma vez admitidos num programa desta escola. “Ousar desafiar o mundo” é o novo mote do Agrupamento de Alumni que se alimenta da relação entre os alunos e a Alma Mater (a Escola), centrada no ser humano. O desafio “cooperação com compromisso” foi lançado com entusiasmo aos finalistas do 20.º Executive MBA.


A Prof. Fátima Carioca, Dean da AESE, dirigiu-se ao grupo de diplomados, felicitando-os: “Ao chegar ao final desta caminhada, temos um sentido de alegria e de missão cumprida. Porém, não é verdadeiramente chegar ao final, pelo contrário, é o início de uma nova etapa, de serem antigos Alunos da AESE. Os alunos da AESE são Learners and Leaders, porque ser antigo aluno da AESE é algo muito valioso, em especial nesta época que atravessamos. É fazer parte de uma rede de mais de 8000 executivos, o que é um tesouro, que vos acompanhará ao longo de toda a vossa vida. É assumir a condição de eternos aprendizes, de inquietude e de curiosidade.” “Líderes é também o que espero que sejam na vida. A nossa missão é preparar-vos enquanto líderes. A vossa missão começa fora das paredes desta Escola: nas empresas que servem, na Família, na Comunidade, no Mundo.”



A entrega de diplomas foi antecedida pela celebração de uma Missa e terminou com um almoço entre os Professores, os Alumni do 20.º Executive MBA AESE e os seus convidados.