O metaverso pode parecer ficção científica, mas é um novo mundo, ainda repleto de desafios, que as empresas viradas para o futuro já estão a criar. O 5G oferece o suporte de comunicações, os avanços nas tecnologias de realidade aumentada e virtual têm dado contributos significativos e o blockchain a segurança. Estas tecnologias permitem às empresas expandir o mundo e criar experiências imersivas, melhorar o desempenho, reduzir custos e aumentar a relação com o cliente. A única incerteza é se as equipas de gestão terão a visão e a audácia para começar a capitalizar nestas ferramentas ou se irão ceder o futuro aos seus concorrentes.
Centenas de marcas, como a Microsoft, Nike, Louis Vuitton, Disney, Coca-cola, Hyundai e a Apple contam com a explosão do metaverso, como comprovam os seus elevados investimentos. Uma investigação da Accenture de 2022 a 4.600 líderes de negócios e tecnologia, concluiu que 71% dos executivos acreditam que o metaverso terá um impacto positivo sua organização, mas apenas 42% acreditam que será um avanço ou desenvolvimento transformacional.
O metaverso permite a criação de ecossistemas em que os clientes interagem e usam serviços inovadores das empresas que os fornecem. Empresas de vanguarda usam também a RA no desenvolvimento de produtos, produção, logística, marketing, serviço e formação, obtendo grandes ganhos em qualidade e produtividade. A RA pode melhorar a forma como os utilizadores visualizam informações, recebem instruções e interagem com os produtos.
O potencial é enorme e nos mais variados campos. Porém, há também muitos desafios que passam, por exemplo: pela tecnologia, pela criatividade para desenvolver soluções que entusiasmem os clientes e que entreguem real valor, aceder ao talento muito escasso nestas matérias, os custos iniciais de desenvolvimento e a massa crítica necessária para diluir esses investimentos, garantir a continuidade do desenvolvimento, aceitação e utilização destas soluções pelos decisores, etc.
Temas a abordar
- O que é e para que serve o metaverso, o 5G, a realidade aumentada e virtual
- Qual pode ser o papel do metaverso, do 5G, da realidade virtual e aumentada nos negócios
- Como e que empresas e as marcas se estão a posicionar para tirar partido da evolução da internet
- O que as empresas e organizações devem saber para tomar decisões sobre estas tendências tecnológicas
Benefícios
- Conhecer melhor algumas tecnologias emergentes e a sua aplicabilidade
- Aprender como algumas empresas nacionais estão a investir e a posicionar-se para estar na linha da frente da evolução da internet
- Principais aplicações e desafios de implementação e adesão dos utilizadores
- Ter a oportunidade de partilhar experiências com pessoas e empresas que estão a trabalhar estes temas
Destinatários
Dirigentes ligados a áreas de inovação e tecnologia, diretores de operações, diretores de marketing e gestão da marca, consultores e gestores com pelouros de planeamento estratégico e inovação.
Professor e Conferencistas
Agostinho Abrunhosa, Professor de Operações, Tecnologia e Inovação da AESE Business School
Convidados
Metodologia
Discussão de casos, mesa-redonda e workshop.
Local
AESE | Edifício Sede
Calçada de Palma de Baixo, 12, Lisboa e online
Preço
Por cada três inscrições da mesma empresa, a terceira é gratuita.
A todos os preços acresce o IVA à taxa em vigor.
Confirmação de inscrições sujeitas a pagamento prévio.
A AESE reserva-se o direito de cancelar este Short Program até 1 semana antes da data de realização, caso não estejam reunidas as condições para a sua boa realização.
Data
27 de junho de 2023
Horário
Dia completo
Data limite de inscrição
21 de junho de 2023
Ficha de inscrição