Notícias > AESE Saúde > O futuro da Saúde em Portugal

O futuro da Saúde em Portugal

29/06/2021

A AESE em parceria com a Siemens Healthineers, realizou no dia 29 de junho, mais um debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), moderado pelo Prof. Rui Mesquita, da AESE Business School.

 

Numa nota introdutória o Prof. José Fonseca Pires, da AESE Business School, alertou para a necessidade de articulação do triângulo saúde, do sistema social e da educação. O Dr. Ivan Christo França, Diretor Geral da Siemens Healthineers, destacou que um dos principais pilares para o reforço do SNS é a atualização tecnológica que permitirá alcançar mais qualidade e saúde. Para isso será indispensável encontramos modelos de governação inovadores.

 

A Dra.Teresa Machado Luciano, Vice-Presidente da AICIB, falou do novo centro de saúde referido no PRR, mais proactivo, mais integrativo e mais operacional.  Referiu ainda a necessidade de otimizar a referenciação entre os vários níveis de cuidados de saúde, incluindo a saúde mental.

 

Para o Dr. Alexandre Lourenço, Presidente da APAH, o PRR está fundamentalmente centrado em instituições e em estruturas ao invés de se centrar nas necessidades das pessoas ou das populações.

 

O Dr. José Mendes Ribeiro, CEO do CESADI, destacou que o SNS é apenas uma parte do Sistema de Saúde, considerando que cerca de 4,6 milhões de pessoas estão cobertas pela ADSE, subsistemas e seguros de saúde privados. Na sua opinião, a maior contribuição da transformação digital para mitigar a fragmentação de cuidados de saúde, seria um registo eletrónico único ao nível do sistema.

 

Para o Dr. Alexandre Lourenço, necessitamos de uma estratégia que promova a inovação e uma estratégia de prestação de cuidados de saúde pensada para a nova era do digital. Referiu ainda que temos de garantir o desenvolvimento de parcerias estratégicas nacionais com parceiros industriais, com startups, com centros tecnológicos e centros académicos, permitindo testar e desenvolver tecnologias a nível nacional com o objetivo de prestar os melhores cuidados.